Bolsa eleva projeção para safra de soja 2019/20 da Argentina a 54,5 mi t

BUENOS AIRES (Reuters) - A safra de soja da Argentina deverá atingir 54,5 milhões de toneladas em 2019/20, estimou nesta quinta-feira a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, citando boas condições de chuva ao longo da temporada como a razão para elevar sua estimativa, vista anteriormente em 53,1 milhões de toneladas.
"Até o momento, 68,5% dos 17,4 milhões de hectares plantados com soja estão passando por estágios críticos para a definição da produtividade, sob condições de umidade que variam de ótimas a adequadas", disse a instituição.
Em relatório semanal, a bolsa também ampliou a projeção para o milho na safra 2019/20, para 50 milhões de toneladas, ante 49 milhões de toneladas na previsão anterior.
"As perspectivas de rendimento muito boas para o milho plantado tanto antecipada quanto tardiamente nos permitem elevar a estimativa para a safra", apontou o relatório.
A temporada do milho na Argentina tem início em setembro, época de primavera no Hemisfério Sul, e termina em julho, enquanto a soja é plantada no início de outubro, com a colheita terminando em junho.
A Argentina é a maior exportadora de óleo e farelo de soja do mundo, além de ser a terceira exportadora de milho e soja.
(Por Hugh Bronstein e Maximilian Heath)
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja