Bolsa eleva projeção para safra de soja 2019/20 da Argentina a 54,5 mi t

BUENOS AIRES (Reuters) - A safra de soja da Argentina deverá atingir 54,5 milhões de toneladas em 2019/20, estimou nesta quinta-feira a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, citando boas condições de chuva ao longo da temporada como a razão para elevar sua estimativa, vista anteriormente em 53,1 milhões de toneladas.
"Até o momento, 68,5% dos 17,4 milhões de hectares plantados com soja estão passando por estágios críticos para a definição da produtividade, sob condições de umidade que variam de ótimas a adequadas", disse a instituição.
Em relatório semanal, a bolsa também ampliou a projeção para o milho na safra 2019/20, para 50 milhões de toneladas, ante 49 milhões de toneladas na previsão anterior.
"As perspectivas de rendimento muito boas para o milho plantado tanto antecipada quanto tardiamente nos permitem elevar a estimativa para a safra", apontou o relatório.
A temporada do milho na Argentina tem início em setembro, época de primavera no Hemisfério Sul, e termina em julho, enquanto a soja é plantada no início de outubro, com a colheita terminando em junho.
A Argentina é a maior exportadora de óleo e farelo de soja do mundo, além de ser a terceira exportadora de milho e soja.
(Por Hugh Bronstein e Maximilian Heath)
0 comentário
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo