Câmara Setorial da Soja sugere decreto coletivo de situação de emergência no RS
A Câmara Setorial da Soja esteve reunida na tarde de quarta-feira (15) em videoconferência, e os principais assuntos em pauta foram a questão da estiagem e os decretos de situação de emergência nos municípios, além da possibilidade de renegociação das dívidas do setor. A reunião contou com a participação de produtores, indústria, bancos, universidades e do poder público.
Entre os encaminhamentos do encontro, que contou com a participação do secretário da AGricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, estão o apoio para a publicação de decreto coletivo de situação de emergência, contemplando todo o Estado, que sofre com a estiagem, e o pedido de agilidade na homologação dos decretos de situação de emergência municipais junto aos governos do Estado e federal. Também deve ser realizada uma conscientização de municípios sobre a importância de se decretar estado de emergência.
Sobre a renegociação das dívidas dos produtores, foi publicada pelo Banco Central a Resolução nº 4.802, que autoriza esta renegociação por parte daqueles que tiveram perdas com a estiagem no estado. Tem direito a esta renegociação todos os produtores de municípios com situação de emergência reconhecida pelo governo estadual até o dia 09/04/2020. A Câmara Setorial apoia o pleito de prorrogar esse prazo até o dia 30/04/2020.
Os bancos que estiveram presentes na reunião se comprometeram a analisar a resolução do Banco Central e agilizar os enquadramentos dos produtores. Os bancos também vão ampliar a sua parceria junto aos agricultores, emitindo orientações de como se dará a renegociação de dívidas, que ocorrerá diretamente entre o produtor e a instituição financeira, sem a necessidade de terceiros.
A Câmara também se compromete a contactar os bancos privados para verificar a possibilidade de atender as resoluções de amparo aos produtores, publicadas pelo governo federal devido a estiagem.
Participantes da reunião: Acergs, Aprosoja/RS, Ocergs/Sescoop RS, Farsul, Famurs, CCGL RTC, BS Bios, Irga, Emater, Embrapa Trigo, Fecoagro, Banrisul, Banco do Brasil, BRDE, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira