USDA informa nova venda de soja dos EUA nesta 4ª feira para 'destinos não revelados'

Publicado em 03/06/2020 10:58

LOGO nalogo

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou uma nova venda de soja nesta quarta-feira (3) de 186 mil toneladas. Dessa vez, porém, o anúncio traz a aquisição feita por 'destinos não revelados', mas os traders já especulam que esta seja uma nova compra feita pela China no mercado norte-americano. 

Do total, são 66 mil toneladas de soja da safra 2019/20 e outras 120 mil da safra 2020/21. Este é o segundo informe do USDA na semana, já que ontem foi informada a venda de 132 mil toneladas de soja para a nação asiática. 

Leia mais:

>> USDA informa nova venda de soja dos EUA para China nesta 3ª feira em meio a tensões

Traders do mercado já informam que, somente em maio, a China teria comprado 20 navios de soja dos EUA, mesmo em meio a uma nova escalada das tensões entre as duas maiores economias do mundo. 

Embora com as relações comerciais - políticas e diplomáticas - profundamente comprometidas, é sabido que o Brasil já não tem condições de ser um fornecedor pleno para a nação asiática neste momento, dado o elevado percentual da temporada já comercializado - mais de 80% - e da oferta disponível bastante ajustada a partir de agora. 

De acordo com o diretor da ARC Mercosul, Matheus Pereira, o Brasil tem capacidade para embarcar no presente ano comercial, que termina em 31 de janeiro de 2021, 84 milhões de toneladas de soja. "E não me surpreenderá se este volume for de 3% a 5% superior", diz.

Afinal, já são 59 milhões de toneladas comprometidas com a exportação, ou seja, grão já embarcado, em fila de embarque ou programado para chegar, o que representa um incremento para o período de 44% em relação a 2019 e de 23% se comparado a 2018, ano recorde, ainda como lembra Pereira. 

Entenda mais:

>> Embarques de soja do BR devem desacelerar a partir de julho, após recorde de volume até maio

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário