HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

RS e SC são estados com situação mais severa para seca na soja; chuvas ainda pontuais e insuficientes

Publicado em 26/11/2020 15:18 e atualizado em 27/11/2020 08:29

LOGO nalogo

Apesar da chegada de algumas chuvas nesta quinta-feira (26), Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os estados que registram a situação mais grave trazida pelas adversidades climáticas para a produção agropecuária. Na madrugada de hoje, algumas precipitações começaram a ser observadas pelos produtores rurais, porém, sua preocupação maior se dá com os próximos meses e com volumes que precisam ser consideravelmente maiores para corrigir o severo déficit hídrico tanto gaúcho, quanto catarinense. 

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) trouxe nesta quinta alertas de tempestade para ambos os estados. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos". 

Mais do que isso, o Inmet mostra ainda que as previsões indicam chuvas intensas até sexta-feira (27) em toda a região. Para o Rio Grande do Sul, são esperados volumes de 40 a 60 mm algumas regiões e, nas demais, de 20 a 40 mm. Para Santa Catarina, aumentam as áreas de instabilidade no estado, com previsões de acumulados de até 30 mm no leste e centro-sul. 

+ Rio Grande do Sul com precipitação expressiva nesta 5ª: Inmet emite alerta de chuvas intensa, rajada de vento e granizo

+ Granjas de suínos e de aves em SC têm problemas na produção por conta da estiagem

De acordo com a última estimativa da Conab (Companhia Nacional, reportada no último dia 10, a safra de soja do Rio Grande do Sul deverá ser de 19,958 milhões de toneladas e a de Santa Catarina, 2,409 milhões de toneladas. Em ambos os casos, principalmente no estado catarinense, os produtores e as associações de classe acreditam que todo este potencial não deverá ser alcançado. 

E no último levantamento da PÁTRIA Agronegócios, até a última sexta-feira (20), o plantio da soja no Rio Grande do Sul já estava concluído em 35% da área, contra 53% de 2019 e 58% de média dos últimos cinco anos. Sobre Santa Catarina, 81% da área já foi semeada, em linha com os 80,5% da safra anterior e acima da média de 78% das últimas cinco temporadas. 

+ Chuvas irregulares afetam lavouras do centro-sul na 1ª quinzena do mês, diz Conab

RIO GRANDE DO SUL

"Até ontem, ficamos 31 dias sem chuvas. O plantio estava praticamente paralisado, alguns arriscavam plantar no seco com a esperança de que chovesse e essa madrugada tivemos 20 mm, o que vai permitir a retomada do plantio", traz o relato do presidente da Aprosoja RS, Décio Teixeira. A imagem abaixo, enviada ao Notícias por ele, mostra a temperatura nesta quarta-feira (25). 

Temperatura elevada no RS

A situação continua sendo monitorada e se acredita que, do que já foi plantado, possa haver uma necessidade de replatio da ordem de 30%. "Eu acredito que com essa chuva que deu possa recuperar. O tempo ainda é habil, espero que chova e que o plantio possa ser retomado com qualidade", diz. "Ontem tivemos um calor de 41ºC na região, diversos incêndios, áreas grandes de soja queimaram, áreas de mais de 600 hectares, tratores, plantadeiras. Uma situação muito delicada que esperamos superar. Esperamos que a partir de agora as chuvas começam a retomar a regularidade". 

Os vídeos abaixo mostram lavouras queimando em Manoel Viana/RS. Um poste de luz tombou, as faíscas, o calor intenso e mais o vento forte deram início aos incêndios. 

 

Há ainda pontos do estado em que as chuvas não chegaram, em que os produtores estão apreensivos e ansiosos para darem início aos trabalhos de campo, mas que necessitam dessa umidade. 

Ainda segundo o presidente da Aprosoja, as expectativas iniciais de que o Rio Grande do Sul pudesse colher mais de 20 milhões de toneladas de soja este ano ficaram para trás, porém, explica que com uma janela ainda boa para a semeadura no estado, é cedo para estimar perdas efetivas na safra 2020/21. 

"Mas, é evidente que já houve prejuízo. Há lavouras que foram semeadas depois de 20 setembro e que já se percebe que estão sob condição de stress. E quando chover, ela vai crescer um pouco, colocar flor e vai antecipar seu ciclo para se salvar. Por enquanto, acho muito cedo para se fazer uma avaliação e dizer que vai haver perda", reafirma Teixeira. 

Para o milho verão, as perdas já se mostram mais consolidadas nas áreas sem pivôs, e o estimado é de que já haja um prejuízo de ao menos 70%. 

+ RS tem áreas com perda total no milho verão; SC vai colher 700 mil/t a menos

SANTA CATARINA

Santa Catarina já está contabilizando perdas consideráveis na produção agropecuária ao passo em que registra uma das mais severas estiagens da história para o estado, segundo relata o vice-presidente da FAESC (Federação de Agricultura do Estado de Santa Catarina), Enori Barbieri. 

"O plantio da soja está quase finalizado, há algo de germinação da soja, mas as perdas já são de pelo menos 20%. Temos uma seca muito severa, que atinge até mesmo a água que está no subsolo. E as previsões não são nada animadoras. No extremo oeste do estado, a situação se agrava dia após dia", explica Barbieri. 

Além da falta de chuvas e deste desgaste hídrico, as temperaturas são muito altas e as pancadas de chuva, quando chegam, muitas vezes vêm acompanhadas de granizo e rajadas de vento, o que causa problemas ainda mais sérios.

Milho seca Chapecó/SC - Safra 2020/21

Milho seca Chapecó/SC - Safra 2020/21

Milho seca Chapecó/SC - Safra 2020/21

Para o milho, os danos já são mais consolidados e há lavouras com perdas de até 100%. Sentem ainda as produções de leite, tabaco, frutas e a avicultura. 

+ Estiagem faz SC perder o posto de 4º maior produtor de leite do país

"A Federação continua acompanhando e fazendo seu trabalho porque a seca não acabou. Estamos orientando os produtores a acionarem o seguro - o que já está acontecendo - porque não sabemos o que ainda pode acontecer. Sabemos que se trata de uma seca duradoura, complexa, cíclica", afirma o vice-presidente da FAESC.

Abaixo, fotos mostram as condições em Pinhalzinho, também no interior do estado catarinense:

Seca em Pinhalzinho/SC - Novembro 2020 Seca em Pinhalzinho/SC - Novembro 2020 Seca em Pinhalzinho/SC - Novembro 2020 Seca em Pinhalzinho/SC - Novembro 2020

Na sequência, o vídeo mostra os efeitos duros da seca no interior de Santa Catarina. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Geovani Salvetti Ubiratã - PR

    No Paraná a situação é crítica também..., áreas com perdas até no replantio... indo para a terceira planta (semeadura).

    0
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Planto em Bandeirantes e estou tendo perdas em áreas com o 3.o plantio ... talhões que pegaram as famosas manga-de-água já estão morrendo com o sol... no MT tem várias áreas que estão se mantendo a soja com pouca água... em Sorriso (MT) só estão se salvando as lavouras que estão no corredor de chuva ... pelos relatos, a coisa vai ser feia ... aqui em Bandeirantes estamos esperando uma chuva que permaneça pelo menos a semana inteira ... só Deus na causa, esse ano.

      0
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Sim, sao perdas pontuais... só que as perdas estão sendo na maioria dos pontos... so depende de interpretar o que dizem esses gênios do clima e do agro ... agora, pergunte onde eles plantam pra vc ver a resposta...

      0
  • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

    Infelizmente todos nos ja perdemos ate a vontade de ouvir uma previsao de chuva, apresentadores(as) fazem suas previsoes com tanta convicção que todos acreditam, porem com tantos erros, e quase nenhum acerto..., cairam na falta de credibilidade generalizada, e isso é muito ruim..., quando começa uma previsao do tempo, mudo de canal, chega.... ouvi que hoje poderia chover ate 100 mm no RS, cadê?

    0
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Infelizmente, Sr. ELTON, o próprio NA estampa, nas suas chamadas de notícias relacionadas ao TEMPO, expressões totalmente desconexas à realidade, não sabe que PREVISÃO NÃO GARANTE NADA...!!

      EXEMPLO:

      "Chuvas entram pelo Rio Grande; novas frentes plantadeiras chegarão dia 2, vão se espalhar e GARANTIR A SAFRA." (grifos nossos)

      (Publicado em 25/11/2020 15:12 e atualizado em 26/11/2020 02:46)

      0