Com o “Crop Tour” da soja, avaliação de safra ganha em aprimoramento

Publicado em 29/01/2021 15:08

Começou esta semana (25), por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com participação de colaboradores e empresas parceiras, a coleta de informações sobre a produtividade da soja em todas as regiões produtivas do país, o “Crop Tour”, para avaliar as condições das lavouras em cada estado. As informações complementarão os trabalhos de levantamento e avaliação de safras, realizados mensalmente pela Companhia.

Até o próximo mês de março, esta espécie de mutirão vai percorrer centenas de pontos de 16 roteiros diferentes em 13 estados, num período que antecede a colheita, quando a cultura está ainda na fase de enchimento dos grãos e de maturação.

Durante as visitas às lavouras, os empregados da Conab, seguindo medidas oficiais de proteção contra o coronavírus, percorrerão milhares de quilômetros nos estados produtores de soja como Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Pará, Roraima e Alagoas devem ser incluídos nessa safra pela primeira vez, mas pelo calendário de plantio mais tardio, as visitas devem ocorrer a partir de junho.

Esta é a segunda vez que é executada essa operação, em que os técnicos percorrem as lavouras, contam o número de plantas por metro, medem o espaçamento entre linhas de plantio, contabilizam o número de grãos por planta e analisam as condições das lavouras, estimando assim, a produtividade daquele local. De posse dos dados amostrais, são realizados cálculos e procedimentos estatísticos, a fim de estimar a produtividade em nível estadual.

Com esta ferramenta, a Conab reforça o estudo de levantamento e avaliação de safras que conta, também, com o apoio de cerca de 80 técnicos, além de mais de mil informantes em todo o país. Os técnicos da Conab percorrem aproximadamente 500 mil km anualmente. O aprimoramento das estatísticas relativas à cultura da soja alinha o processo de Levantamento e Avaliação de Safras às melhores práticas internacionais. Além da soja, o trabalho esse ano deve ser estendido à cultura do milho segunda safra e também do café.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário