HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

MT pode ter colheita de soja mais adiantada da história na safra 2021/22, estima Imea

Publicado em 07/12/2021 12:13 e atualizado em 07/12/2021 14:50

Logotipo Notícias Agrícolas

A área semeada com soja na safra 2021/22 em Mato Grosso, maior estado produtor da oleaginosa no Brasil, foi revisada para cima no último boletim do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária). São 10,86 milhões de hectares que poderão resultar em 38,14 milhões de toneladas de soja, a maior safra da série histórica da instituição. A média de produtividade estimada para esta temporada é de 58,56 sacas por hectare, 1,91% maior do que na safra 2020/21. 

O aumento esperado para o rendimento da oleaginosa no estado é reflexo de investimentos do produtor em tecnologia e a adoção de boas práticas agrícolas. Ao mesmo tempo, as boas condições climáticas favoreceram o bom ritmo dos trabalhos de campo, o que poderá resultar na colheita mais adiantada da história. 

"Apesar dos relatos pontuais de pragas e doenças que ocorreram pela falta de luz e excesso de umidade em algumas regiões, as lavouras de soja têm estabelecido um padrão de qualidade promissor, expressando seu potencial tecnológico", afirmam os especialistas do Imea.

Soja Imea

E não só a área de soja foi revisada, como também a de milho segunda safra. O número atualizado é de 6,23 milhões de hectares e apresenta um aumento de 0,20% em relação à projeção anterior. 

PARANÁ

No Paraná, segundo maior produtor do país, o plantio da soja está concluído em 99% da área, de acordo com o último reporte do Deral (Departamento de Economia Rural do Paraná). A publicação indica ainda que são 2% das lavouras germinando, 71% em estágio vegetativo, 24% florescendo e 3% jpa no processo de enchimento de vagens. 

Neste cenário, 91% dos campos cultivados com  a oleaginosa estão em condições boas, 8% em condições regulares e 1% em condições ruins. E apesar dos bons números, há uma preocupação agora com algumas regiões que estão sob estresse hídrico. 

As chuvas no estado, em novembro, ficaram abaixo da média, principalmente nas regiões oeste e noroeste, e as temperaturas registraram uma elevação considerável. 

As previsões indicam uma melhoras das condições climáticas e a chegada de chuvas mais consistentes no Sul do Brasil apenas depois do dia 12 de dezembro. Os próximos dias ainda terão os volumes maiores concentrados no Centro-Norte brasileiro. 

GIF 07-12-2021 10-38-01
Fonte: Inmet

SAFRA BRASILEIRA

Os últimos números da Pátria Agronegócios estimam a área plantada com soja em todo Brasil podendo alcançar 41,01 milhões de hectares, 7,1% maior do que a área da safra 2020/21. A consultoria também revisou sua estimativa em relação a anterior em 0,4%. 

"Seguindo a metodologia de levantamentos de safra da Pátria Agronegócios, com mais de 90% semeado da soja e milho da safra verão no Brasil, já é possível termos uma visão mais apurada, e realista das expectativas de produtividade", explica o diretor da Pátria, Matheus Pereira.

Assim, a empresa projeta ainda uma safra de soja de 145,64 milhões de toneladas - 6,5% maior do que a anterior -, com produtividade média de 59,18 sacas por hectare (3551 kg/ha). 
  

Tabela Pátria


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário