USDA informa nova venda de 380 mil t de soja 21/22 e mercado especula China como destino
![]()
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou uma nova venda de 380 mil toneladas de soja para destinos não revelados nesta quarta-feira (2). O mercado especula ser a China o comprador, uma vez que o país precisa de alguns volumes para estar adequadamente abastecido, além de ter feito outras compras no início desta semana.
Leia mais:
+ USDA informa novas vendas de soja e milho nesta 3ª feira
+ USDA informa venda de 129 mil t de soja para a China e mercado em Chicago monitora demanda
O volume é todo da safra 2021/22. Este é o terceiro anúncio de vendas dos americanos para a nação asiática mesmo em pleno feriado do Ano Novo Lunar. O período costuma deixar as atividades suspensas ou mais lentas no país, já que este é seu feriado mais importante.
Todas as vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e com volume igual ou superior a 100 mil toneladas devem sempre ser informados ao departamento americano.
A demanda chinesa tem sido um ponto importante monitorado pelo mercado, uma vez que suas margens de esmagamento estão bastante ruins, limitando o ritmo de compras de matéria-prima mesmo diante uma importante necessidade de cobertura de soja para os próximos meses.
"A China está com problemas seríssimos com essas margens ruins, vai voltar do feriado agora e está pouquíssimo coberta para o período de abril a julho. O que a China vai fazer para cobrir essa soja? Virá participar do mercado brasileiro que já está bastante forte sem sua presença? Esse é um grande ponto. Eu acho que (os preços) ainda vão subir mais até chegarmos em um ponto de racionar a demanda", explica Vanin.
A soja norte-americana está, aos poucos, se tornando mais competitiva do que a brasileira, já que por aqui os prêmios continuam subindo ao lado dos ganhos que vêm sendo registrados na Bolsa de Chicago. Somando prêmios e CBOT, o produto brasileiro já supera os US$ 16,00 por bushel.
Veja a entrevista completa de Eduardo Vanin ao Notícias Agrícolas nesta quarta-feira:
+ Soja brasileira, combinando Chicago e prêmio, supera os US$ 16 e avanço tende a continuar
2 comentários
Praga quarentenária presente é detectada pela primeira vez no estado de São Paulo
Chuvas intensas paralisam colheita da soja e plantio da safrinha de milho no norte do MT e comprometem escoamento da safra
COFCO International envia primeiro carregamento de soja sustentável certificada para Bangladesh
Aprosoja MT alerta que chuvas desafiam colheita da soja e plantio da safrinha de milho em Mato Grosso
Soja realiza lucros na Bolsa de Chicago nesta manhã de 6ª feira, após ganhos fortes
Produtividade da soja do RS deve sofrer cortes após tempo seco e quente, diz Emater
carlo meloni sao paulo - SP
Estão comprando a sobra de 21/22 vai normalizar em julho----
restam 6 meses para ganhar dinheiroARILSON RAMOS CAMPOS DE JULIO - MT
Temos que ter cuidado para os políticos não vir com mais impostos sobre a Agricultura.