Soja: Grão em Chicago passa a testar leves baixas, mas farelo sobe mais de 1%
![]()
O mercado da soja passou a operar no vermelho na Bolsa de Chicago nesta tarde de segunda-feira (5), porém, mantendo a estabilidade. Perto de 15h (horário de Brasília), as cotações recuavam entre 0,50 e 1,50 ponto, levando o janeiro a US$ 14,37 e o maio a US$ 14,53 por bushel.
Ainda no complexo soja, os futuros do farelo seguiam em campo positivo e registrando ganhos de mais de 1,5% entre os principais vencimentos, ajudando em algum suporte às cotações do grão. De outro lado, porém, os futuros do óleo de soja devolvem boa parte das altas da semana passada e recuam. As perdas passavam de 3%.
"O destaque desta segunda-feira é o farelo puxado pelo clima na Argentina. O país sul-americano é o maior exportador dos derivados da soja. O clima na Argentina já trouxe queda acentuada para a produção de trigo e pode trazer o teto produtivo da soja para baixo, o plantio está muito atrasado", informa a Agrinvest Commodities.
E os modelos meteorológicos seguem mostrando a continuidade deste padrão de tempo seco e quente nas regiões de produção argentinas, com a temperatura, ainda de acordo com a Agrinvest, ficando acima da média, podendo inclusive passar dos 45ºC.
Uma manchete do portal argentino Infocampo, porém, já noticia que o atraso severo do plantio - que é um dos piores em mais de 20 anos - já provoca perdas de até 1 tonelada de soja por hectare por conta da seca.
No paralelo, permanece a atenção sobre a China e o relaxamento - ou não das medidas de contenção da Covid-19 - bem como a comercialização da soja na Argentina com uma nova rodada do câmbio específico para a oleaginosa valendo desde 28 de novembro e com vigência até o dia 31 de dezembro.
0 comentário
USDA informa venda de soja para o Egito nesta 5ª feira
Se MT fosse um país seria o terceiro maior na produção de soja do mundo
Safra de soja do Paraguai pode bater recorde conforme colheita entra na fase final
Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades