Semana começa sem a Bolsa de Chicago para negócios com commodities no Brasil
![]()
A Bolsa de Chicago ainda não opera nesta segunda-feira, 2 de janeiro de 2023, depois do feriado de Ano Novo e retoma seus negocios apenas nesta terça (3), às 11h30 (horário de Brasília).
O mercado teve horários especiais definidos para as festas de final de ano e, dessa forma, para os negócios brasileiros a semana é um pouco mais curta e se inicia sem a referência - especialmente para a soja e derivados - da CBOT.
Na última sexta-feira (30), os futuros da oleaginosa negociados em Chicago terminaram um ano, pela primeira vez, acima dos US$ 15,00 por bushel, segundo relatou o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities. Segundo ele, a possibilidade de mais altas para as cotações está mantida, uma vez que o clima na América do Sul, sobretudo na Argentina, ainda é o principal vetor para os preços.
Além da seca persistente na Argentina, Vanin ainda destacou a preocupação do mercado que começa com a nova safra dos Estados Unidos.
O ano começa também com foco na rentabilidade do produtor brasileiro. O início de um novo governo petista, ao menos em seus primeiros meses, deverá manter volátil o mercado cambial, influenciando diretamente na formação das cotações não só da soja, mas de uma série de commodities em o Brasil se destaca na exportação.
Ainda assim, como explica o analista da Agrinvest, a safra 2022/23 deverá ser rentável para o sojicultor do Brasil, que segundo seus cálculos, teve custo médio de 40 a 45 sacas por hectare, com possibilidade de margem de renda agora variando entre 60 e 65 sacas.
O conflito entre Rússia e Ucrânia também permanece com muito espaço no radar do mercado. Em janeiro, a guerra completa 11 meses e na última sexta-feira, as seguradoras de navios afirmaram que está cancelada a cobertura de guerra para as embarcações na região do Mar Negro. A medida começou a valer neste domingo, 1º de janeiro.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira