Importações de soja pela UE caem 19% no acumulado da safra 22/23 a 6,08 mi t
![]()
PARIS (Reuters) – As importações de soja pela União Europeia na temporada 2022/23, iniciada em julho, atingiram 6,08 milhões de toneladas até 22 de janeiro, uma queda de 19% em relação aos 7,47 milhões até a mesma semana da temporada anterior, mostraram dados publicados pela Comissão Europeia nesta terça-feira.
As importações de colza pela UE até agora em 2022/23 atingiram 4,26 milhões de toneladas, um aumento de 41% em comparação com 3,02 milhões de toneladas no ano anterior.
As importações de farelo de soja no mesmo período totalizaram 8,95 milhões de toneladas, 2,5% abaixo das 9,18 milhões do ano anterior, enquanto as importações de óleo de palma ficaram em 1,89 milhão de toneladas, uma queda de 39% em relação aos 3,11 milhões na mesma semana em 2021/22.
No entanto, a Comissão disse que ainda estava enfrentando problemas para compilar os números do comércio da Alemanha e da Itália.
Os dados de exportação enviados pela Alemanha a partir de novembro podem ser imprecisos após a mudança do país para um novo sistema de declaração, enquanto os dados de importação pela Itália estavam disponíveis apenas até o final de novembro, afirmou em nota.
Os próximos dados semanais do comércio de grãos e oleaginosas serão publicados na quarta-feira, 1º de fevereiro, um dia depois do normal, acrescentou a Comissão.
(Reportagem de Gus Trompiz)
0 comentário
Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago