Argentina: Previsões mostram apenas chuvas pontuais e estimativas de safra seguem caindo

Publicado em 02/02/2023 12:28 e atualizado em 02/02/2023 13:52

Logotipo Notícias Agrícolas

A Argentina continua preocupando pelas condições adversas de clima e as instuições seguem, portanto, revisando suas estimativas para a safra 2022/23 de grãos do país. O plantio da soja, enfim, se concluiu no país e o que está no radar dos produtores agora é o cenário climático em que estas lavouras irão se desenvolver. 

O Relatório Agrometeorológico Semanal do Instituto Clima e Água do INTA Castelar, divulgado nesta quinta-feira (2), aponta para sinais de alerta ainda sérios, mesmo com a previsão de chuvas para os próximos dias. O reporte indica que algumas regiões podem registrar precipitações de volumes consideráveis - mesmo que pontualmente - além da ocorrência de granizo em áreas específicas. 

"Na maior parte da zona núcleo, as chuvas ultrapassaram os valores médios da semana em mais de 20mm. Apesar de se preverem duas chuvas para as próximas duas semanas, as acumuladas não seriam tão importantes na zona central”, afirmam os especialistas da INTA.

Nesta quarta-feira (1), o adido do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) na Argentina trouxe sua projeção para a colheita de soja para 36 milhões de toneladas, 9,5 milhões a menos do que a estimativa oficial do USDA. 

"O tempo seco e as altas temperaturas nos últimos meses de 2022 prejudicaram severamente a temporada 2022/23 da Argentina, afetando, principalmente, as lavouras plantadas mais cedo. Os destaques são as províncias de Rosario e Santa Fé", informa o reporte do órgão. "As chuvas recentes podem dar algum tempo às lavouras semeadas mais tarde, mas será necessário um clima muito melhor do que a média durante todo o mês de fevereiro para um recuperação substancial". 

O adido ainda destacou as perdas que o país vem registrando em outras culturas, como o girassol e amendoim. As projeções são de, respectivamente, 4 milhões e 1,05 milhões de toneladas. 

De acordo com os mais recentes números da Bolsa de Cereais de Córdoba, somente na província as perdas pela seca alcançaram 660 mil hectares, com baixas nas safras de soja, milho, amendoim, sorgo e girassol. E os especialistas da entidade afirmam ainda que as recentes chuvas e  mais as novas que estão previstas se confirmando seriam insuficientes para reverter o cenário de perdas dem Córdoba.

"Na soja segue-se a mesma tendência do milho, embora a percentagem de área perdida a nível provincial seja menor. A soja precoce ainda não atingiu todo o período crítico, no qual está entrando neste momento, então as perdas poderiam ser menores", explicam os especialistas da bolsa. 

A apuração do Grupo Labhoro aponta que "o modelo GFS, atualizado nesta tarde, indica acumulados de chuva muito concentrados e escassos em San Luis e extremo oeste de Córdoba. Tempo seco é indicado para todo o restante da região produtora em La Pampa, Buenos Aires, Santiago del Estero, Santa Fé, Entre Rios e grande parte de Córdoba. As previsões indicam leves chuvas no dia 02 e 11".

O grupo, em parceria com o Notícias Agrícolas, por mais um ano, seguirá para o crop tour na Argentina buscando informações in loco das condições da safra 2022/23 e as notícias começam a chegar já neste domingo (5). O time, liderado pelo diretor da Labhoro, Ginaldo Sousa, deverá passar pelas principais regiões de produção argentinas até 11 de fevereiro. Acompanhe!

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário