Colheita de soja ganha impulso em MT e leva Brasil a 17%, diz AgRural
Um número maior de intervalos de tempo firme entre as chuvas ajudou a colheita da safra 2022/23 de soja a tomar impulso em vários estados do Brasil na semana passada, com destaque para Mato Grosso. Levantamento da AgRural mostra que 17% da área cultivada no país estava colhida até quinta-feira (09), contra 9% uma semana antes e 24% no mesmo período do ano passado.
No Rio Grande do Sul, que tem calendário mais tardio e onde ainda não há colheita, as lavouras seguem perdendo produtividade devido ao calor e à irregularidade das chuvas. Nos demais estados do país, por outro lado, a expectativa é de rendimentos muito bons.
Plantio da safrinha salta para 25% no Centro-Sul, mas PR preocupa
O plantio da safrinha de milho 2023 teve um bom avanço na semana passada, puxado pelo ritmo mais forte de Mato Grosso. De acordo com dados da AgRural, 25% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil estava semeada até quinta-feira (09), contra 12% uma semana antes e 42% no mesmo período do ano passado.
De um modo geral, os produtores ainda têm tempo para tirar o atraso do plantio até o fim de fevereiro ou meados de março (dependendo das janelas locais de semeadura). Há preocupação, porém, no sudoeste e no oeste do Paraná, onde o atraso é muito grande e o plantio dificilmente será feito dentro da janela, já que há previsão de mais chuvas para essas regiões.
Milho verão
A colheita do milho verão 2022/23, por fim, atingiu na quinta-feira (09) 14% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, ante 10% na semana precedente e 23% um ano atrás. Além dos três estados do Sul, Goiás também já está colhendo.
0 comentário
Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago