Perdas pela seca na Argentina vão muito além dos prejuízos no campo; soja com pior safra da história

Publicado em 14/03/2023 14:01 e atualizado em 14/03/2023 16:45
Sebastian Gavalda - Diretor da Globaltecnos (Argentina)
Perdas são bilionárias, colheita de soja deverá ficar abaixo de 30 milhões de toneladas e governo ainda não se posiciona sobre possível redução das retenciones ou ajudas eficazes ao produtor argentino. Sem nova rodada do 'dólar soja', negócios estão estagnados no país.

Podcast

Perdas pela seca na Argentina vão muito além dos prejuízos no campo; soja com pior safra da história

Logotipo Notícias Agrícolas

A pior safra de grãos da história da Argentina é o resumo que fez o diretor da Globaltecnos, Sebastian Gavalda, em entrevista exclusiva ao Notícias Agrícolas nesta terça-feira (14). Os episódios sequentes de adversas climáticas de todas as naturezas, em especial com ondas de calor e meses de uma seca terrível, foram a composição "perfeita" para que o cenário se desenhasse desta forma. As perdas estimadas são bilionárias, já que não só se perdeu no campo, como os custos de produção foram, em média, cerca de 50% mais altos na comparação anual. 

"Aumento de custos, perda de produção, hoje resulta em quebra no país todo. Não se deu em apenas uma região, embora haja lugares um pouco melhores, outros piores. É uma quebra muito severa para o produtor agropecuário", explica o analista. 

Além das perdas no campo, os problemas se estendem ainda às economias dos municípios que têm sua geração de renda ao agronegócio, negócios estagnados e também problemas sérios para o governo com a menor entrada de divisas, uma vez que a falta de produto interrompe a comercialização - interna e externa - no país sul-americano. 

E enquanto tudo isso vai sendo contabilizado, os produtores continuam sem sinalizações do governo de uma possível redução das retenciones - a taxação da exportação no país -  ou aportes financeiros efetivos que possam ajudar-lhes a, ao menos, programar a próxima safra. 

Além disso, Gavalda explicou ainda que para o Brasil, diante deste quadro, tem duas oportunidades importantes. Uma delas é aumentar o esmagamento de soja internamente para compensar a oferta de derivados que não poderá ser entregue pela Argentina, bem como exportar soja em grão para os argentinos para que o mínimo de sua capacidade de processamento seja alcançada. 

O Notícias Agrícolas, em parceria com o Grupo Labhoro, esteve na Argentina em fevereiro para um crop tour e já havia registrado parte dessas perdas todas, sinalizando que as mesmas poderiam se agravar. Reveja a cobertura completa do Crop Tour Argentina 2023:

>> Crop Tour Argentina 2023

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário