Soja dá início à semana com movimentação tímida e leves altas em Chicago nesta 2ª feira
![]()
O mercado da soja inicia a semana operando com estabilidade na manhã desta segunda-feira (27) na Bolsa de Chicago. Depois de mais cedo terem testado leves baixas, os futuros da oleaginosa subiam de 3 a 4,25 pontos nos principais vencimentos, com o maio valendo US$ 14,31 e o agosto, US$ 13,64 por bushel, por volta de 8h30 (horário de Brasília).
As cotações precisam de novas notícias. Os traders já parecem ter absorvido o atual cenário dos fundamentos - com a conclusão da safra da América do Sul e a demanda da China mais contida agora - ao passo em que aguarda pelo início da safra 2023/24 dos EUA e das novidades que pode trazer.
Ao mesmo tempo, os olhos permanecem atentos ao contexto geral. O mercado está ainda muito atento ao financeiro, às relaçõe entre China e Rússia, a manutenção do conflito na Ucrânia e á questão bancária nos EUA e na Europa.
Mais do que isso, tem monitorado a mudança de comportamento e direção dos fundos, que têm agora ampliado sua posição vendida na CBOT, não só na soja em grão, mas também derivados, milho e trigo.
"O mercado está de olho no macro e observa com cuidado a situação do banco alemão e seus correspondentes no resto da Europa e nos Estados Unidos", explica o diretor geral do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa. "As chuvas que caíram recentemente na Argentina ajudaram a estabilizar a soja plantada durante o mês de janeiro. Entretanto, mais chuvas são necessárias nesta reta final de enchimento de vagens. A Rússia está fazendo uma nova escalada e colocando armas nucleares em Belarus, coisa que não fazia há muitos anos, fora de sua fronteira".
Veja como fechou o mercado na última semana:
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto