Soja: Óleo dispara mais de 2% e grão trabalha com altas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
![]()
Os futuros do óleo de soja voltaram a subir forte na sessão desta sexta-feira (31), registrando ganhos de mais de 2% entre os principais vencimentos. O mercado acompanha novas altas do petróleo, mas reflete também os baixos estoques do derivado nos Estados Unidos. "Os estoques de óleo de soja estão baixos nos EUA. A demanda interna para a produção de biocombustíveis continua crescendo e o processamento interno não", explica o time da Agrinvest Commodities.
As altas no derivado dão espaço a altas também para os preços da soja em grão e, por volta de 12h20 (horário de Brasília), as cotações subiam de 10,25 a 15,25 pontos nas posições mais negociadas, levando o maio a US$ 14,89 e o agosto a US$ 14,13 por bushel.
Os mercados se ajustam antes da chegada dos novos números, uma vez que eles poderão ser determinantes para redefinir os rumos dos preços dos grãos no quadro internacional. O reporte mais esperado é o intenção de área de plantio - Prospective Plantings - para a safra 2023/24 dos EUA.
O segundo boletim que chega hoje é o de estoques trimestrais de grãos norte-americanos, com números sobre a posição em 1º de março. Estes são dados também bastante aguardados para que o mercado entenda a realidade da oferta dos EUA e como vão caminhando para o início de um nova temporada.
Além da espera por novas informações, os traders permanecem atentos aos fundamentos já conhecidos - demanda e safra da América do Sul se concluindo - bem como ao comportamento do financeiro, a volatilidade ainda muito presente entre as commodities e o comportamento de mercados vizinhos, como o petróleo, por exemplo.
0 comentário
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro