StoneX eleva previsão de safra de soja do Brasil com ajuste na área e produtividade
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Com colheita realizada em mais de 75% das áreas, a safra de soja do Brasil 2022/23 foi estimada nesta segunda-feira em um recorde de 157,7 milhões de toneladas, alta de 3 milhões de toneladas na comparação com a previsão de março, com ajustes nas produtividades e na área plantada, de acordo com levantamento da consultoria StoneX.
O relatório apontou aumentos da produtividade média em vários Estados, como os do Centro-Oeste, do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará), São Paulo e Paraná, além de ajustes positivos de área plantada, que levou o total do Brasil para 44,17 milhões de hectares, versus 43,9 milhões de hectares, na estimativa anterior.
Segundo a Stonex, houve um aumento de área de mais de 7% ante a temporada passada, ou quase 3 milhões de hectares, o que ajudou a compensar uma quebra de safra no Rio Grande do Sul.
Maiores produtividades na maior parte do Brasil também favoreceram o aumento de 23,9% na safra do país ante a temporada passada, quando a seca fez mais estragos no Sul brasileiro.
"A safra brasileira de soja 2022/23 driblou o clima ruim no Rio Grande do Sul, cuja produção está estimada em 15 milhões de toneladas, e tem avançado significativamente conforme os trabalhos de colheita indicam produtividades excelentes e até mesmo recordes", disse a consultoria em relatório.
Apesar da quebra no Rio Grande do Sul, que tinha potencial para colher mais de 20 milhões de toneladas, a safra gaúcha supera a do ano passado, que somou pouco mais de 11 milhões de toneladas.
A consultoria citou especulações sobre quanto a Argentina poderá comprar de soja do Brasil, mas manteve sua estimativa de embarques totais em recorde de 96 milhões de toneladas, versus 78,7 milhões na temporada passada.
O Brasil está prestes a fornecer até metade da soja que a Argentina importará depois que a pior seca em 100 anos devastou seus campos e cortou a produção de 2023 quase pela metade, disseram analistas à Reuters.
"Caso essa demanda se confirme, com a produção recorde, os estoques finais ainda ficariam em 9 milhões de toneladas”, explica Ana Luiza Lodi.
Os estoques finais da safra anterior somaram apenas 700 mil toneladas, segundo a StoneX.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro