Após mínima de 3 anos, soja registra alta semanal no Brasil, aponta Cepea
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Após operarem nos menores patamares em três anos com a colheita de uma safra recorde, os preços da soja reagiram nesta semana no Brasil, com retração de vendas de produtores, uma demanda mais firme e ganhos no mercado de Chicago, apontou análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.
No mercado spot, o Indicador Esalq/BM&FBovespa - Paranaguá da soja subiu 1,7% de 27 de abril a 4 de maio, a 138,49 reais/saca de 60 kg na quinta-feira. O Indicador Cepea/Esalq - Paraná avançou 1% no mesmo período, a 132,18 reais/saca na quinta.
Na média das regiões acompanhadas pelo Cepea, de 27 de abril a 4 de maio, os preços ficaram estáveis no mercado de balcão (pago ao produtor).
"O movimento de baixa foi interrompido pela firme demanda e pela retração de sojicultores no Brasil. Agentes nacionais estão atentos ao maior apetite do mercado global nesta temporada e à baixa produtividade de soja na Argentina, país que pode colher a menor produção em 24 temporadas", disse a análise.
O impulso ao preço doméstico também veio da valorização da soja em Chicago. O contrato maio subiu 1,5% ante o dia 27 de abril, disse o centro de estudos.
O Cepea também citou que a diminuição das negociações no spot nacional está atrelada também à falta de espaço nos principais portos brasileiros, onde os prêmios ante os contratos futuros de Chicago seguem negativos.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira