Apesar de cautela com clima, plantio de soja vai a 1,9% no Brasil e iguala-se a 2018/19
O plantio da safra 2023/24 de soja atingiu na quinta-feira (21) 1,9% da área estimada para o Brasil, contra 0,2% uma semana antes e 1,5% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.
A exemplo do que já havia acontecido na semana anterior, o Paraná seguiu na liderança, seguido de longe por Mato Grosso. Outros estados como Rondônia, Pará, São Paulo e Mato Grosso do Sul também já tinham máquinas em campo.
Com umidade herdada das chuvas da segunda semana de setembro, o Paraná imprimiu ritmo mais forte à semeadura. Diante da onda de calor e da redução das precipitações, porém, os paranaenses reduziram um pouco a velocidade conforme a semana avançava, juntando-se aos produtores de outros estados na espera por melhores condições climáticas.
De todo modo, o 1,9% semeado até quinta-feira (21) no Brasil é igual ao índice apurado na mesma semana da safra 2018/19 - temporada de começo de plantio mais antecipado da série histórica da AgRural, iniciada em 2005/06.
Milho verão
A semeadura do milho verão, por sua vez, chegou na quinta-feira (21) a 25% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, ante 21% na semana precedente e 28% no mesmo período do ano passado, segundo dados da AgRural. Os trabalhos seguem concentrados nos três estados do Sul e caminham bem no Paraná e em Santa Catarina. O ritmo melhorou no Rio Grande do Sul, mas ainda há atraso devido ao excesso de chuva.
0 comentário
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro