Imea mantém projeção de safra de soja de MT, mas alerta sobre clima desfavorável
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja de Mato Grosso 2023/24 foi estimada nesta segunda-feira em 43,78 milhões de toneladas, estável ante previsão de outubro, apesar de incertezas climáticas que têm atrasado o plantio, apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em relatório mensal.
A previsão de área plantada com soja em Mato Grosso na safra 2023/24 foi estimada em 12,22 milhões de hectares, estável ante previsão de outubro, diz Imea.
Os números do Imea já apontavam para uma safra 3,39% menor na comparação com o recorde registrado na safra passada no maior produtor nacional de grãos, considerando menores produtividades, diante de expectativa de um aumento anual de 0,82% na área plantada.
"Em Mato Grosso, as incertezas quanto a safra 2023/24 de soja têm aumentado nos últimos dias, devido ao cenário climático desfavorável, que, por sua vez, é reflexo do fenômeno El Niño que está predominando neste ano", disse o instituto ligado aos produtores.
"No último mês, as precipitações estiveram menores que o mesmo período do ano passado e aquém do necessário para o desenvolvimento das lavouras no Estado, o que resultou em atraso na semeadura da oleaginosa", completou.
Até sexta-feira, produtores tinham semeado 83,32% da área prevista.
"Além disso, segundo os informantes do Imea, nesta temporada foi observado grande parcela de áreas que precisaram de replantio, o que poderá influenciar na decisão do produtor quanto a destinação dessas áreas, principalmente os que fazem algodão em segunda safra...", completou o instituto em relatório.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira