Imea mantém projeção de safra de soja de MT, mas alerta sobre clima desfavorável
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja de Mato Grosso 2023/24 foi estimada nesta segunda-feira em 43,78 milhões de toneladas, estável ante previsão de outubro, apesar de incertezas climáticas que têm atrasado o plantio, apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em relatório mensal.
A previsão de área plantada com soja em Mato Grosso na safra 2023/24 foi estimada em 12,22 milhões de hectares, estável ante previsão de outubro, diz Imea.
Os números do Imea já apontavam para uma safra 3,39% menor na comparação com o recorde registrado na safra passada no maior produtor nacional de grãos, considerando menores produtividades, diante de expectativa de um aumento anual de 0,82% na área plantada.
"Em Mato Grosso, as incertezas quanto a safra 2023/24 de soja têm aumentado nos últimos dias, devido ao cenário climático desfavorável, que, por sua vez, é reflexo do fenômeno El Niño que está predominando neste ano", disse o instituto ligado aos produtores.
"No último mês, as precipitações estiveram menores que o mesmo período do ano passado e aquém do necessário para o desenvolvimento das lavouras no Estado, o que resultou em atraso na semeadura da oleaginosa", completou.
Até sexta-feira, produtores tinham semeado 83,32% da área prevista.
"Além disso, segundo os informantes do Imea, nesta temporada foi observado grande parcela de áreas que precisaram de replantio, o que poderá influenciar na decisão do produtor quanto a destinação dessas áreas, principalmente os que fazem algodão em segunda safra...", completou o instituto em relatório.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 2ª feira
Agrural: Chuvas se regularizam e lavouras de soja têm boas condições no Brasil
Soja/Cepea: Negócios se aquecem no spot
Soja: Mercado opera em campo misto e com estabilidade na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel