HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio da soja vai à 84,8% no MS com falta de chuvas atrasando as atividades, aponta Famasul

Publicado em 22/11/2023 10:29

Logotipo Notícias Agrícolas

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) divulgou seu Boletim Semanal da Casa Rural, indicando novos reportes sobre as lavouras do estado.        

De acordo com o levantamento, o plantio da safra de soja 2023/24 atingiu o patamar de 84,8% no estado, ficando atrás dos 92,5% do mesmo período da safra passada e dos 90,8% da média dos últimos cinco anos.  

plantio da soja ms famasul

“O atraso no plantio da soja neste período é marcado pela baixa pluviometria na região norte, com apenas 54% da área plantada registrada até 03/11, em comparação com 78% no mesmo período do ano passado. Esse atraso pode ter várias implicações, incluindo a possibilidade de impactar a janela de plantio do milho de 2ª safra. Embora o atraso no plantio da soja possa ter um impacto, ainda há potencial para uma safra de milho bem-sucedida", explica o relatório.  

Leia mais:

+ Temperatura de até 42°C está prejudicando desenvolvimento da soja em Laguna Carapã/MS

Até o momento, a Famasul estima um crescimento de 6,5% na área plantada com soja nesta temporada, atingindo 4,265 milhões de hectares e registrando produção de 13,818 milhões de toneladas, após produtividade estimada de 54 sacas por hectare.  

Olhando para as condições das lavouras, 98,5% foram classificadas como em bom estado, 1,5% em regular e 0% em ruim.  

“Vale lembrar que, historicamente, o plantio se encerra na primeira semana de dezembro. Para minimizar o impacto negativo desse atraso no plantio, os produtores deverão estar atentos ao monitoramento das condições climáticas e realizar ajustes nas estratégias. Esses detalhes ajustados minimizam o impacto negativo desse atraso”, conclui a publicação.  

Do lado do mercado, a Famasul destaca que o preço médio da saca de 60 quilos de soja no Mato Grosso do Sul se desvalorizou 0,98% na semana entre os dias 13 e 20 de novembro, sendo cotada ao valor médio de R$ 126,75. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário