Exportação de soja do Brasil reduz ritmo na 3ª semana do mês, aponta Secex

Publicado em 18/03/2024 16:45

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil até o dia 15 reduziu o ritmo na comparação com o início do mês, mas ainda indica um ligeiro crescimento em relação a março de 2023, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) publicados nesta segunda-feira.

Até a terceira semana do mês, a exportação de soja pela média diária de embarques aponta crescimento de 0,7% ante março do ano passado, enquanto até a semana passada os dados apontavam alta de 5,2%.

Segundo a Secex, a exportação brasileira de soja somou 580 mil toneladas/dia até o momento em março, versus 575,7 mil toneladas/dia de março do ano passado.

Até o dia 15, segundo a Secex, o Brasil já havia embarcado 6,38 milhões de toneladas da oleaginosa, ante 13,2 milhões de toneladas contabilizadas pela secretaria do governo em todo março do ano passado --a Secex não divulga dados comparáveis com a mesma semana do ano anterior.

A exportação de café apresenta até o momento uma alta, pela média diária, de 53,7% na comparação com março do ano passado, para 10,9 mil toneladas/dia.

Já a exportação de algodão superou já superou o volume embarcado no mesmo mês do ano passado, com 125 mil toneladas, com alta pela média diária de mais de 240%.

A Secex aponta ainda que os embarques de trigo também deverão superar março do ano passado, já que somam até o momento 561,7 mil toneladas até meados do mês, versus 607,9 mil toneladas em todo março do ano passado.

O mesmo pode ser previsto para o açúcar, com exportações já registradas de 1,58 milhão de toneladas, ante 1,8 milhão em março de 2023. Pela média diária, a alta do açúcar é de mais de 80%, seguindo a Secex.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário