Vendas da safra de soja 23/24 de MT avançam a 55,91%, seguem atrasadas, diz Imea
![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - A comercialização da safra de soja de Mato Grosso 2023/24, cuja colheita está perto de ser finalizada, avançou para 55,91% da produção projetada no principal Estado agrícola do Brasil, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira.
Na comparação com o levantamento do mês anterior, as vendas de soja andaram 9,59 pontos percentuais, mas ainda estão atrás do índice registrado na mesma época do ano passado para a safra anterior (60,85%).
Pela média histórica, produtores deveriam ter vendido 71,51% da safra nesta época.
A retração nas vendas acontece em meio a uma quebra de safra em Mato Grosso, em meio a preços mais baixos, com as cotações sendo pressionadas no mercado internacional.
As vendas antecipadas de soja de Mato Grosso para a nova safra (2024/25), que será plantada somente a partir de meados de setembro, também estão mais lentas pela média histórica, apesar de uma evolução de pouco mais de 4 pontos percentuais no último mês.
Até o momento, produtores fizeram negócios para 6,83% da produção hipotética de 2024/25, ante 18,22% da média de cinco anos.
As vendas de milho da safra 23/24, cujo plantio terminou há pouco tempo, superaram um quarto da safra esperada, a 26,67%, mas também estão atrasadas na comparação com a média histórica para a época (59%).
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira