Soja opera no maior nível do ano no Brasil; oferta de milho ainda é limitada, diz Cepea
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Os preços da soja no mercado brasileiro subiram cerca de 4% na última semana, para os maiores níveis do ano em importantes praças de negociação, impulsionados pela valorização da commodity no exterior, pela alta nos prêmios de exportação e pelo câmbio, afirmou nesta sexta-feira análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Os valores de negociação nos portos de Santos (SP) e de Paranaguá (PR), principais canais de exportação de soja do Brasil, voltaram às máximas desde o início de 2024.
No porto paranaense, no mercado spot, a soja avançou 3,9% de 16 a 23 de maio, fechando a 140,20 reais/saca de 60 kg, o maior valor desde 2 de janeiro deste ano, segundo o indicador Esalq/BM&FBovespa. Em Santos, a valorização foi de 2% no mesmo período, a 140,18/saca, o mais alto desde 4 de janeiro deste ano.
A valorização dos prêmios de exportação atraiu vendedores para negócios com entregas nos próximos meses, afirmou o Cepea em análise.
Considerando-se o contrato de primeiro vencimento, os prêmios de exportação de soja alcançaram nesta semana os patamares mais altos desde agosto de 2023.
A alta externa, por sua vez, se deve, também, ao baixo índice pluviométrico em áreas de produção de soja nos Estados Unidos.
MILHO
Apesar de a colheita da segunda safra de milho estar começando a ganhar ritmo em algumas regiões, sobretudo nas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a oferta ainda tem sido limitada no mercado spot por produtores, já que eles estão atentos aos possíveis impactos do clima quente e seco sobre a produção brasileira, disse o Cepea.
"Vendedores indicam que, se, de fato, as próximas estimativas oficiais apontarem reajustes negativos na colheita nacional, demandantes tendem a elevar a procura, já que os volumes em estoques podem diminuir."
A produção total de milho do Brasil em 2023/24 deve alcançar 123,31 milhões de toneladas, queda de 2% na comparação com a previsão anterior, de acordo com levantamento da consultoria Safras & Mercado.
A estimativa de produção de soja e milho do Brasil na temporada 2023/24 também foi reduzida pela consultoria Datagro, nesta sexta-feira.
Os preços do cereal seguem firmes, movimento que tem sido observado pela terceira semana consecutiva. Entre 16 e 23 de maio, o indicador Esalq/BM&FBovespa, referente à região de Campinas (SP), subiu 1,6%, fechando a 59,77 reais/saca na quinta-feira.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira