Vendas de soja da Argentina caem 45% em junho por diferença cambial
![]()
Por Maximilian Heath
BUENOS AIRES (Reuters) - As vendas de soja da Argentina caíram 45% em junho em relação ao mês anterior, para cerca de 3,8 milhões de toneladas, com o aumento da diferença entre o preço oficial e informal do peso nos mercados de câmbio do país, disse o chefe da câmara CIARA-CEC, de exportadores e processadores de grãos.
A Argentina é um dos dois maiores exportadores mundiais de óleo e farelo de soja, mas o ritmo de vendas da soja 2023/24 -- cuja colheita terminou na semana passada -- foi atrasado por vários fatores, incluindo chuvas excessivas em abril.
"As vendas dos agricultores em junho caíram significativamente em relação a maio. Estaremos com cerca de 3,8 milhões (de toneladas) em junho, uma queda de quase 45% em relação a maio", disse Gustavo Idígoras, presidente do CIARA-CEC, à Reuters na noite de quinta-feira.
"Quando as diferenças entre o dólar oficial e os dólares financeiros e o dólar paralelo (informal) começam a crescer, isso diminui e quase paralisa o mercado de comércio de grãos na Argentina. Isso é natural", explicou Idígoras.
Atualmente, há uma diferença de 45% entre o valor do peso oficial, 912 pesos por dólar, e o informal, cerca de 1.320 pesos por dólar. A mesma diferença estava entre 15% e 20% em maio, de acordo com dados da Reuters.
Na Argentina, os dólares de exportação são convertidos em pesos, portanto os agricultores acompanham a evolução da taxa de câmbio.
Idígoras explicou que a queda no nível de vendas também se deve ao fato de que muitos produtores venderam soja em maio para cobrir as despesas com a semeadura do trigo 2024/25, que na Argentina começou no final do mês passado.
O presidente do CIARA-CEC também observou que o volume de soja 2023/24 esmagada na Argentina em junho seria muito semelhante ao de abril, que, segundo dados da câmara, foi de 3,8 milhões de toneladas.
Assim, somados aos 15,2 milhões de toneladas de soja processadas nos primeiros cinco meses do ano, de acordo com dados oficiais, o volume de soja esmagada na Argentina no primeiro semestre do ano seria de 19 milhões de toneladas, abaixo da média de 19,6 milhões para o período nos últimos 10 anos.
(Por Maximilian Heath)
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja