StoneX projeta safra 2024/25 de soja recorde, de 165 mi ton
Em sua primeira estimativa para a safra brasileira 24/25 de soja, a StoneX calculou uma produção de 165 milhões de toneladas, aumento de 10,8% em relação ao ciclo anterior, impactado por questões climáticas.
“Esse avanço é resultado da perspectiva de recuperação da produtividade, desde que o clima não traga maiores surpresas, e também da continuidade do crescimento de área”, explicou a especialista de inteligência de mercado do grupo, Ana Luiza Lodi.
A área plantada nacional foi estimada em 46,5 milhões de hectares, aumento de 0,79% em relação ao ano passado. Destaque para avanços de área no Centro-Oeste e, em menor medida, no Paraná e em Santa Catarina.
Essa variação anual de área é mais modesta em comparação ao observado no passado recente, uma vez que o cenário de preços da oleaginosa está menos favorável.
O balanço global, apontando para uma maior folga entre oferta e demanda, diante do bom andamento da safra dos EUA, tem pesado sobre os preços.
Diante da perspectiva de recuperação da produção de soja, há espaço para as exportações voltarem a superar 100 milhões de toneladas no ciclo 24/25 e o consumo doméstico deve continuar avançando, dada a relevância do país na produção de carnes e também de biodiesel. No caso do biocombustível, está prevista a adoção do B15 em 2025.
Mesmo com uma demanda aquecida, a produção recorde pode garantir um balanço com estoques finais mais confortáveis, estimados em 6,96 milhões de toneladas.
1 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Renato Santi Locatelli Alvorada do Sul - PR
Projeção até eu faço, o duro e a projeção bater. Acho que as empresas de um modo geral que jogam esse número no mercado deveria ter mais responsabilidades nos dados que projeta, deveria ter uma porcentagem de erro que se ultrapassada pra mais ou para menos deveria ter punição. E minha mera opinião.