Trabalhadores da indústria de soja da Argentina entram em greve por salários
![]()
BUENOS AIRES, 6 de agosto (Reuters) - Dois sindicatos de trabalhadores de fábricas de óleo de soja na Argentina anunciaram uma greve reivindicando aumento de salários na terça-feira (6), interrompendo as atividades em um dos maiores centros exportadores de soja processada do mundo.
A potência agrícola Argentina é uma das principais fornecedoras globais do derivado de oleaginosas, amplamente utilizado em diversos setores para produtos que vão de alimentos a biodiesel.
"Uma greve conjunta foi iniciada em todas as fábricas de óleo de soja do país... devido à falta de acordo na negociação coletiva sobre salários", disseram a SOEA e a Federação dos Trabalhadores da Indústria de Oleaginosas no comunicado.
Os dois sindicatos lançaram a greve na terça-feira cedo após se reunirem com empresas do setor, incluindo a câmara da indústria de oleaginosas CIARA, para exigir salários mais altos para seus trabalhadores. Mas as partes não conseguiram chegar a um acordo.
Embora a inflação de três dígitos esteja diminuindo na Argentina enquanto o país enfrenta uma crise econômica prolongada, dados oficiais mostram que os preços ao consumidor ainda subiram 80% apenas no primeiro semestre deste ano.
"Começamos bem, há total conformidade", disse o secretário da SOEA, Martin Morales, à Reuters, acrescentando que, ao longo do dia, os sindicatos discutiriam quanto tempo a greve duraria.
O chefe do CIARA, Gustavo Idigoras, disse em entrevista que a greve paralisou as atividades em todas as unidades de processamento de soja do país sul-americano.
Reportagem de Maximilian Heath; Redação de Natalia Siniawski; Edição de Gabriel Araujo e Josie Kao
0 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS