Abiove reduz levemente projeção para safra de soja 23/24 do Brasil
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) atualizou as estatísticas mensais do complexo brasileiro da soja até julho de 2024.
A produção de soja em grão teve uma leve queda de 200 mil/ton em relação à projeção anterior por conta da reavaliação da produtividade com base nas inteligências das associadas da entidade. A expectativa então é de que o volume chegue a 153 milhões/ton com um esmagamento de 54,5 milhões/ton. A produção do farelo permanece estimada em 41,7 milhões/ton e a de óleo em 11 milhões.
Processamento Mensal
O processamento do mês de julho foi de 4,3 milhões/ton, aumento de 2,5% em relação a junho de 2024 e queda de 5% no comparativo com julho de 2023, quando ajustado pelo percentual amostral de 90,6%. No acumulado do ano houve uma queda de 0,5% em relação a 2023, também levando em consideração o ajuste do percentual amostral.
Comércio Exterior
Os volumes de exportação: 97,8 milhões/ton de soja em grão e 1,15 milhão/ton de óleo de soja foram mantidos. Já a exportação de farelo teve uma pequena alteração e foi elevada para 22 milhões/ton (+200mil/ton em relação ao levantamento anterior). As receitas com exportações dos produtos do complexo soja estão estimadas em US$ 52,1 bilhões em 2024.
A estimativa de importação de soja em grão também teve um pequeno incremento, de 800 mil/ton da projeção anterior para 930 mil/ton no atual balanço. Movimento natural de suplementação do mercado em razão da maior demanda para esmagamento e exportações.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto