Plantio de soja na Argentina aumenta à medida que safra de milho enfrenta problemas
![]()
BUENOS AIRES (Reuters) - Os agricultores argentinos estão optando por mais soja nesta temporada, já que o plantio de milho foi afetado pelo clima seco e pelo temor de doenças transmitidas pelo inseto cigarrinha, informou a Bolsa de Cereais de Rosário na quarta-feira.
A área de plantio de soja para 2024/25 está prevista em 17,7 milhões de hectares, 7,5% acima da temporada anterior, de acordo com a bolsa.
Isso colocaria a colheita de soja entre 52 milhões e 53 milhões de toneladas métricas, segundo o relatório.
Enquanto isso, a área de plantio de milho da safra 2024/25 está sendo reduzida, pois os agricultores precisam plantar cedo para evitar a bactéria espiroplasma, transmitida por cigarrinhas.
No entanto, "as chuvas de setembro não estão chegando", disse a bolsa, e alguns agricultores estão "forçando" o plantio, com o solo da região central de cultivo em condições de umidade abaixo do ideal.
"Por causa disso, haverá mais dependência das chuvas daqui para frente."
A área de milho na temporada 2024/25 pode ser 21% menor do que na temporada anterior, com 8 milhões de hectares, de acordo com a bolsa, fazendo com que a colheita fique entre 51 milhões e 52 milhões de toneladas.
(Reportagem de Lucila Sigal)
0 comentário
Níveis de rentabilidade da soja brasileira são os mais baixos dos últimos 20 anos, mas ainda positivos
Complexo Soja: Farelo perde mais de 1% em Chicago nesta 4ª feira e pressiona futuros do grão
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 4ª feira, já alinhando posições antes do final do ano
Soja tem dia de perdas intensas em Chicago, mas prêmios e dólar valorizados seguram preços no Brasil
Soja tem baixas de dois dígitos em Chicago nesta 3ª feira, com despencada do óleo e demais commodities
Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja