MT: Maior produtor de soja do Brasil começa colheita da safra

Publicado em 15/01/2009 13:07 2802 exibições
Maior produtor de soja do país, com quase 140 mil hectares cultivados na safra 2008/09, o Grupo André Maggi deu largada à colheita nas fazendas da Divisão Agro em Mato Grosso.

Nas fazendas do grupo, o ronco das máquinas ecoa dia e noite sem parar. “Este processo só terminará quando os últimos talhões forem colhidos”, informou o gerente de Produção da Divisão Agro, Pedro Valente.

O trabalho de colheita começou na Fazenda Tucunaré, localizada em Sapezal (480 Km a Noroeste de Cuiabá), que conta com uma área de 57,83 mil hectares cultivados nesta safra. Deste total, 40,03 mil hectares foram destinados ao cultivo da soja na safra 2008/09.

Em todas as fazendas do Grupo André Maggi a soja foi plantada em uma área de 138,96 mil hectares, com previsão de término de colheita até o final de março, estima o gerente.

Na fazenda Itamarati, localizada no município de Campo Novo do Parecis (396 Km a Noroeste de Cuiabá), a colheita deve iniciar amanhã.
A partir do dia 20, a colheita começa na Agro Sam, também em Sapezal. Nas unidades localizadas na região Sul de Mato Grosso (Rondonópolis e Itiquira), o processo deve ser iniciado na primeira semana de fevereiro.

Na primeira semana do mês de março, a colheita começa a ser realizada na Fazenda Tanguro, no município de Querência (945 Km a Nordeste de Cuiabá).

Ainda segundo Valente, se as condições climáticas permanecerem as mesmas, devem ser colhidas cerca de 460 mil toneladas de soja.

Além da oleaginosa, nas fazendas do grupo devem ser colhidas 286 mil toneladas de milho safrinha, 15 mil toneladas de algodão em pluma e 22 mil toneladas de caroço de algodão.


MATO GROSSO

Em todo o Estado, a colheita da soja – que nesta safra deverá registrar produção de 17 milhões de toneladas - vai de vento em popa.

De acordo com informações do presidente do Sindicato Rural de Tapurah, Marusan Ferreira Barbosa, muitos produtores que ainda não colheram estão com as máquinas ajustadas para dar a largada. O Grupo Bom Futuro, do sojicultor Eraí Maggi Scheffer, já iniciou a colheita na fazenda Vale Verde, localizada nas proximidades do município de Ipiranga. Em todo o município de Tapurah (433 Km a Médio Norte de Cuiabá), foram plantados este ano 120 mil hectares de soja.

Leandro Mussi, com lavouras em Lucas do Rio Verde e Sinop, também já iniciou a colheita.

Na região de Sapezal, o produtor Cleto Webler está colhendo soja em uma área de 10,7 mil hectares na Fazenda Encantado. “A colheita vem se desenvolvendo normalmente e a nossa previsão é concluir o trabalho no próximo dia 10 de fevereiro”, informou o produtor, que tem expectativa de colher pelo menor 50 sacas de soja por hectare na safra deste ano.

Outra região que já está com a colheita em andamento é Nova Mutum. “Também já iniciamos [a colheita]”, conta o agrônomo Eduardo Santana, que fornece assistência técnica a duas fazendas da região, num total de 7 mil hectares.

Fonte: Diário de Cuiabá
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário