Importações de soja pela UE em 2024/25 aumentam 7% até 24 de novembro
![]()
(Reuters) - As importações de soja pela União Europeia na temporada 2024/25, que começou em julho, atingiram 4,95 milhões de toneladas métricas até 24 de novembro, um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados publicados pela Comissão Europeia na terça-feira.
A soja do Brasil respondeu por quase 50% da oleaginosa importada pelo bloco europeu, com 2,46 milhões de toneladas, versus 37,6% até o mesmo período do ciclo anterior, quando a UE havia importado 1,7 milhão de toneladas do grão brasileiro.
Já as importações de farelo de soja pela UE aumentaram 25% em relação ao ano anterior, atingindo 7,64 milhões de toneladas. O Brasil respondeu por quase 50%, seguido pela Argentina, com 38,9% do total do produto importado pela UE.
As importações de canola pela UE no mesmo período totalizaram 2,40 milhões de toneladas, um aumento de 8%, enquanto as compras externas de óleo de palma totalizaram 1,26 milhão de toneladas, uma queda de 18%.
A Comissão acrescentou que os dados de exportação de grãos pela Itália não estão completos nas últimas quatro semanas e os dados de exportação da França não estão completos desde o início de 2024.
(Reportagem de Gianluca Lo Nostro, Dimitri Rhodes e Sybille de La Hamaide)
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira