Importações de soja pela UE em 2024/25 aumentam 7% até 24 de novembro
![]()
(Reuters) - As importações de soja pela União Europeia na temporada 2024/25, que começou em julho, atingiram 4,95 milhões de toneladas métricas até 24 de novembro, um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados publicados pela Comissão Europeia na terça-feira.
A soja do Brasil respondeu por quase 50% da oleaginosa importada pelo bloco europeu, com 2,46 milhões de toneladas, versus 37,6% até o mesmo período do ciclo anterior, quando a UE havia importado 1,7 milhão de toneladas do grão brasileiro.
Já as importações de farelo de soja pela UE aumentaram 25% em relação ao ano anterior, atingindo 7,64 milhões de toneladas. O Brasil respondeu por quase 50%, seguido pela Argentina, com 38,9% do total do produto importado pela UE.
As importações de canola pela UE no mesmo período totalizaram 2,40 milhões de toneladas, um aumento de 8%, enquanto as compras externas de óleo de palma totalizaram 1,26 milhão de toneladas, uma queda de 18%.
A Comissão acrescentou que os dados de exportação de grãos pela Itália não estão completos nas últimas quatro semanas e os dados de exportação da França não estão completos desde o início de 2024.
(Reportagem de Gianluca Lo Nostro, Dimitri Rhodes e Sybille de La Hamaide)
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja