Classificador Legal da Aprosoja MT promove maior transparência na comercialização de grãos
A classificação dos grãos é um dos grandes desafios enfrentados pelos produtores rurais, principalmente na hora da comercialização. Divergências nas classificações podem resultar em prejuízos significativos, reduzindo o valor do produto entregue. Para promover uma análise justa, desde 2017 a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) possui o programa Classificador Legal, que tem sido amplamente elogiado pelos agricultores.
Conforme o vice-presidente sul e coordenador da Comissão de Defesa Agrícola da entidade, Fernando Ferri, o programa é como um divisor de águas. “Sempre houve conflitos entre o que o produtor considera correto e o que os armazéns alegam. O classificador funciona como um árbitro, trazendo mais transparência para o processo. Só eliminaríamos esse problema se todos os produtores tivessem seus próprios armazéns e padronizassem sua soja, mas, enquanto isso não é possível, ter confiança numa classificação justa é fundamental”, explica.
A produtora de Primavera do Leste, Geisa Fochesatto, conta que buscou o apoio do programa após enfrentar problemas com classificações divergentes durante a entrega de soja. Segundo ela, o embasamento técnico promove maior segurança. “Nós vemos a Aprosoja MT como uma grande parceira. Antes, ficávamos à mercê das empresas credenciadas para classificação, sem embasamento para discutir a qualidade do nosso produto. Agora, temos mais voz para questionar e garantir que seja avaliado corretamente”, afirma.
Ela relata que precisou acionar o serviço em mais de uma ocasião, devido as classificações que não condiziam com a realidade da sua produção. “Uma empresa alegou que nossa soja tinha impurezas fora do padrão, o que não era verdade. Graças ao embasamento adquirido, conseguimos argumentar e garantir que nossa soja fosse classificada corretamente”, acrescenta.
Para o delegado do núcleo Araguaia-Xingu, Douglas Michels, de Santa Cruz do Xingu, o Classificador Legal é uma ferramenta fundamental para evitar perdas na comercialização da soja. O produtor conta que já solicitou o serviço para arbitragem de divergências na classificação. “Já tive problemas com empresas dizendo que minha soja tinha 18% de avariados, mas quando o classificador da Aprosoja MT veio, constatou apenas 6% ou 7%. Também tive divergências em relação à umidade e impurezas”, enfatiza.
Além disso, Douglas ressalta a importância do programa para conhecer melhor o produto armazenado através da análise de qualidade. “Solicitei um classificador para fazer a amostragem no meu silo, pois tive problemas no carregamento e estava em dúvida se havia começado a perder qualidade. Com esse suporte, pude entender melhor meu produto e tomar decisões mais assertivas”, destaca.
O delegado do núcleo de Sapezal, Gustavo Guimarães, reforçou a importância do programa. “Hoje, a classificação de soja é um dos processos críticos que podem afetar diretamente a qualidade e o valor da nossa produção. Quando a análise está com alguma diferença padrão, a Aprosoja está lá para ajudar a padronizar a amostragem e garantir que a metodologia empregada seja aquela estabelecida pelo Mapa”, conta.
Por meio do Classificador Legal, a Aprosoja Mato Grosso reforça o compromisso de defender os interesses dos produtores e garantir maior transparência na comercialização dos grãos. Com orientações e classificadores qualificados, a iniciativa evita práticas irregulares, como a classificação inadequada e descontos substanciais em grãos que venham apresentar defeitos superficiais. Diante dos desafios enfrentados no campo, os depoimentos dos produtores evidenciam que o respaldo técnico promovido pela entidade é essencial.
Classificador Legal
Implementado em 2017, o Classificador Legal traz uma grande vantagem para os produtores, pois oferece uma avaliação imparcial e de acordo com os padrões oficiais exigidos pela Instrução Normativa 11/2007 (IN11/2007) e com laudo reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Ele garante que os produtores possam contestar classificações inadequadas e evitar descontos indevidos nas cargas.
Em 2024 foram realizados mais de 1,2 mil atendimentos, sendo cerca de 65% deles para arbitragem, destacando-se como uma ferramenta essencial para garantir a conformidade nas classificações de soja e milho.
Para os produtores rurais que desejam acionar o classificador de grãos da sua região, basta acionar o Canal do Produtor pelo telefone ou WhatsApp (65) 3027-8100 e abrir uma ordem de serviço. A arbitragem ou análise da amostragem será feita pelo classificador mais próximo que estiver disponível.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira