StoneX eleva estimativa de safra brasileira de soja 24/25 para volume recorde de 168,4 mi ton
Nesta sexta-feira (02), a StoneX revisou positivamente sua estimativa da safra brasileira de soja 2024/25, agora projetada em 168,4 milhões de toneladas — um recorde. O crescimento de 0,5% em relação à projeção anterior reflete o desempenho robusto da produção no Mato Grosso, que superou a marca de 50 milhões de toneladas.
Segundo apontou a consultoria em relatório, o volume poderia ter sido ainda maior, não fossem as perdas em algumas áreas, com destaque para o Rio Grande do Sul. A safra gaúcha deve encerrar com uma produção abaixo de 15 milhões de toneladas.
Já a estimativa de exportação foi mantida em 107 milhões de toneladas, o que representa um possível recorde de embarques, beneficiado também pela atual guerra tarifária entre Estados Unidos e China.
“A China tem intensificado suas compras do Brasil neste momento de forte disponibilidade da oleaginosa, e seguimos atentos ao comportamento da demanda global”, afirma Ana Luiza Lodi, especialista de inteligência de mercado da StoneX.
Os estoques finais esperados também foram elevados (refletindo o aumento da oferta), agora projetados em 4,59 milhões de toneladas.
0 comentário
Níveis de rentabilidade da soja brasileira são os mais baixos dos últimos 20 anos, mas ainda positivos
Complexo Soja: Farelo perde mais de 1% em Chicago nesta 4ª feira e pressiona futuros do grão
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 4ª feira, já alinhando posições antes do final do ano
Soja tem dia de perdas intensas em Chicago, mas prêmios e dólar valorizados seguram preços no Brasil
Soja tem baixas de dois dígitos em Chicago nesta 3ª feira, com despencada do óleo e demais commodities
Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja