Soja sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª feira, com foco nas expectativas para o encontro China-EUA
![]()
Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago continuam subindo e aceleram seus ganhos no início da tarde desta sexta-feira (9). As altas variavam de 9,25 e 11,25 pontos nos principais vencimentos, por volta de 12h15 (horário de BRasilia), com o julho valendo US$ 10,56 e o setembro, US$ 10,29 por bushel.
O mercado começou o dia operando no vermelho, testando leves baixas, porém, retomou o fôlego, voltou a subir e intensificou o movimento de altas. Os futuros do grão acompanham ganhos que se observam também entre os preços do farelo e do óleo de soja na CBOT, além de seguir focado no encontro que acontece neste sábado (10) entre representantes oficiais do governo da China e dos EUA.
"Atenções totais para as prévias do encontro entre autoridades chinesas de americanas agendada para amanhã na Europa. Chicago opera com otimismo, com complexo soja subindo nesta sexta", afirmam os analistas da Pátria Agronegócios.
Ao mesmo tempo, porém, acompanha também o desenvolvimento da nova safra dos Estados Unidos - que conta com condições climáticas favoráveis para o caminhar do plantio, acontecendo em ritmo acelerado -, ao passo em que se ajusta também para o novo boletim mensal de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz na próxima segunda-feira (12).
O reporte, nesta edição de maio, divulgará irá revisar, novamente, as estimativas de demanda para safras antigas e, ao mesmo tempo, trazendo os primeiros números para a safra 2025/26, o que pode trazer um pouco mais de volatilidade às cotações em Chicago, segundo afirmam analistas e consultores de mercado.
Além disso, o mercado ainda encontrou sustentação no novo anúncio de vendas de soja e milho que o USDA trouxe nesta sexta-feira. De soja, foram vendidas 120 mil toneladas da safra nova para o Paquistão, sendo todo o volume da safra 2025/26.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto