Bahia encerra safra de soja 2024/2025 com maior produtividade dos últimos 30 anos e consolidação de práticas sustentáveis
A Bahia finalizou a safra de soja 2024/2025 com desempenho expressivo, reafirmando o protagonismo do estado no cenário nacional da produção agrícola. Segundo dados consolidados pelo Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a produção atingiu 8,7 milhões de toneladas em uma área plantada de 2,1 milhões de hectares, com produtividade média de 68 sacas por hectare – o melhor resultado dos últimos 30 anos e que demonstra o avanço técnico no campo.
Para o presidente da Aiba, Moisés Schmidt, os números refletem o compromisso do produtor baiano com a eficiência produtiva, a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais. “Mais uma safra se encerra com resultados altamente positivos, graças ao empenho do agricultor, ao uso de tecnologias de ponta, ao manejo adequado das lavouras e à atuação de equipes técnicas como a do Programa Fitossanitário, que monitora continuamente o campo com foco na sanidade vegetal. A Bahia mostra que é possível produzir mais, com responsabilidade e respeito ao meio ambiente”, afirmou.
O levantamento é fruto do trabalho técnico realizado pelo Núcleo de Agronegócio da Aiba, com base em 140 amostras de campo coletadas nas cinco principais microrregiões produtoras do estado. Os dados foram avaliados e aprovados pelo Conselho Técnico-Consultivo da Aiba, presidido por Orestes Mandelli, que reforçou a credibilidade do estudo. “Trata-se de um levantamento criterioso, com base em metodologia consolidada, e os números refletem uma safra robusta e tecnicamente validada. O agricultor baiano está colhendo os frutos de um trabalho contínuo, baseado em conhecimento técnico, responsabilidade e adaptação às condições do campo”, declarou Mandelli.
O levantamento técnico é publicado no Boletim da Safra da Aiba e corrobora com os números divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “A produtividade média de 68 sacas por hectare é um marco que consolida o avanço da agricultura na Bahia. Esse resultado é consequência direta do investimento em biotecnologia, agricultura de precisão, manejo integrado de pragas e do comprometimento do produtor com boas práticas. É importante destacar ainda o papel das condições climáticas favoráveis e da atuação preventiva do Programa Fitossanitário, com foco no controle da Ferrugem Asiática”, explica o gerente de Agronegócios da Aiba, Aloísio Júnior.
Outro fator relevante para o bom desempenho da safra é o investimento contínuo em práticas agrícolas sustentáveis. O Sistema Plantio Direto na Palha (SPD) é uma das técnicas amplamente adotadas pelos produtores, promovendo melhorias no solo, contribuindo para a fixação de carbono e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. A irrigação sustentável também tem papel decisivo: a Bahia possui atualmente 334 mil hectares irrigados, um crescimento de 40% nos últimos dois anos, impulsionado por estudos do Potencial Hídrico do Urucuia — iniciativa coordenada pela Aiba, com apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Governo do Estado.
Safra de milho mantém ritmo acelerado de colheita
Além da soja, a colheita do milho também avança em ritmo acelerado na Bahia. A área plantada foi de 105 mil hectares, com uma produtividade média estimada em 187 sacas por hectare, totalizando cerca de 1,17 milhão de toneladas. Segundo Orestes Mandelli, o desempenho da cultura é resultado do investimento dos produtores em fertilidade do solo, bons híbridos e manejo fitossanitário eficiente.
De acordo com o nono levantamento da Conab, a colheita do milho no estado já passou da metade e deverá ser concluída nas próximas semanas, com produtividade média nacional estimada em 195 sacas por hectare.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira