China compra mais farelo de soja argentino, com produtores de ração aproveitando preços
![]()
Por Ella Cao e Naveen Thukral
PEQUIM/CINGAPURA (Reuters) - Um comprador chinês assinou um acordo esta semana para importar 30.000 toneladas métricas de farelo de soja argentino, à medida que os produtores de ração se movimentam para garantir o fornecimento mais barato da América do Sul, disseram duas fontes comerciais à Reuters na sexta-feira.
A carga, com preço de US$345 por tonelada métrica, incluindo frete, está programada para ser enviada entre setembro e outubro, disseram as fontes.
Esse é o terceiro acordo desse tipo relatado pela Reuters desde junho, quando os compradores chineses reservaram a primeira carga a granel, anos depois que Pequim aprovou as importações de farelo de soja argentino em 2019.
O preço do farelo de soja argentino está atualmente abaixo do preço do farelo de soja processado no mercado interno, disseram as fontes, e a competitividade provavelmente aumentou depois que o governo argentino reduziu os impostos de exportação sobre o farelo de soja de 31% para 24,5%.
"A redução dos impostos diminui os custos de exportação, tornando o farelo de soja argentino mais atraente globalmente", disse Johnny Xiang, fundador da AgRadar Consulting, sediada em Pequim.
(Reportagem de Ella Cao, em Pequim, e Naveen Thukral, em Cingapura)
0 comentário
Deral mantém previsão de safra de soja do Paraná
Clima irregular antecipa pragas e pressiona a safra de soja no leste de MT
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 5ª feira, monitorando fundamentos e macrocenários
Níveis de rentabilidade da soja brasileira são os mais baixos dos últimos 20 anos, mas ainda positivos
Complexo Soja: Farelo perde mais de 1% em Chicago nesta 4ª feira e pressiona futuros do grão
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 4ª feira, já alinhando posições antes do final do ano