Farsul pede ampliação do Calendário de Semeadura até meados de fevereiro
A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) encaminhou pedido de prorrogação do Calendário de Semeadura da safra de verão. A nova data limite solicitada pela Farsul é 15 de fevereiro de 2026. A requisição foi encaminhada à Diretoria do Departamento de Sanidade Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
A portaria SDA/Mapa nº 1.271, 30 de abril de 2025, estabelece o calendário, em nível nacional, da safra 2025/2026. Ficou estipulado que o período de Vazio Sanitário seria de 3 de julho de 2025 a 30 de setembro do mesmo ano e o Calendário de Semeadura de 1º de outubro e 2025 a 28 de janeiro de 2026.
Entretanto, a Farsul aponta que o plantio tardio das lavouras de milho por razões climáticas e as chuvas ocorridas em dezembro de 2025 e janeiro de 2026, retardarão a colheita da cultura, o que motivou o pedido. O documento enviado à Seapi salienta que em áreas de irrigação por pivô e, também, nas lavouras de milho sequeiro e silagem ocorrem o cultivo da safrinha de soja, justificando a prorrogação.
No ofício, a Federação lembra que a prorrogação já havia sido adotada na safra 2024 - 2025 por motivos semelhantes.
0 comentário
China importa volume recorde de soja em 2025, com impulso de compras da América do Sul
Farsul pede ampliação do Calendário de Semeadura até meados de fevereiro
Soja retoma parte das baixas e sobe em Chicago nesta 4ª feira; commodities têm alta generalizada
Soja abaixo dos R$ 100/sc já é realidade em partes do Brasil e eventuais altas de preço são oportunidade de venda, orienta analista
USDA informa vendas de mais de 300 mil t de soja para China e México
Soja dá sequência ao movimento de baixas em Chicago nesta 3ª, após números do USDA