12ª Passarela da Soja dará ênfase ao "mofo branco" na Bahia

Publicado em 12/03/2010 07:15

O recorrente aparecimento do mofo branco, doença que afeta diversas culturas agrícolas, mas que causou perdas, em especial, em áreas localizadas nas lavouras de soja do Oeste da Bahia no ano passado, colocou o fungo em foco para a 12ª edição da Passarela da Soja. O evento é promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia) e será realizado no próximo dia 20 de março (sábado) a partir das 8h30, na fazenda Maria Gabriela, localidade de Roda Velha/São Desidério (BA), com público estimado em mais de 1 mil participantes, entre produtores, técnicos, empresários, pesquisadores e estudantes. Este ano, a Fundação Bahia também vai lançar três novos cultivares desenvolvidos em parceria com a Embrapa de Londrina (PR), são elas BRS BA 313 (convencional precoce), BRS BA 314 (variedade convencional de ciclo médio) e BRS BA 315 (RR de ciclo médio).

A Passarela da Soja é um dia de campo com cinco estações experimentais. Em cada uma delas, o público vai conhecer os resultados das pesquisas feitas em parceria pela Fundação Bahia e Embrapa, e assistir palestras dos especialistas, que mostrarão as novidades em cultivares de soja para a região, e darão atenção especial à sanidade, abordando, além do mofo branco, ferrugem, nematóides e lagartas. A participação e o material didático são gratuitos. As inscrições serão feitas a partir das 7h30 no local do evento.

Pesquisador e fitopatologista da Embrapa Arroz e Feijão, Murillo Lobo diz que o tema mofo branco será exposto de forma prática e objetiva. Durante a palestra, serão apresentados os resultados de pesquisas de controle desta doença, comum nas lavouras de feijão, mas que vem ocorrendo com freqüência nas plantações de soja. "Por conviver menos tempo com o mofo branco na sojicultura, o produtor não tem cultivar resistente. Queremos mostrar que existem formas de reduzir as perdas, utilizando cada vez menos fungicidas", explica Lobo.

"É muito importante que o sojicultor participe, pois assim ele terá acesso às tecnologias sob medida para a sua região, e o melhor de tudo, gratuitamente. A Fundação Bahia é uma difusora de conhecimento, com o qual o produtor pode otimizar seu investimento e trabalho na lavoura", diz o presidente da Fundação Bahia, Amauri Stracci.

O evento é realizado pela Fundação Bahia e Embrapa Soja, com apoio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), prefeituras de Luís Eduardo Magalhães e São Desidério, Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, Governo da Bahia, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Kuhlmann Laboratórios.

Veja a programação completa:

7h30 às 8h30 - inscrição

8h30 - visita aos plot's 

1ª Estação - Novas Cultivares de Soja

Abertura: Amauri Stracci - presidente da Fundação Bahia

Tema: Novos Cultivares de Soja da Fundação Bahia

Palestrante: Ricardo Santos Cruz - engenheiro agrônomo e coordenador de Sementes Fundação Bahia

2ª Estação - Ferrugem

Tema: Tópicos em Ferrugem e Aspectos dessa doença na Atual Safra/CESB

Palestrante: Ricardo Balardin - fitopatologista da Universidade de Santa Maria/RS e Membro do Conselho Técnico do CESB

3ª Estação - Mofo Branco

Tema: Manejo do Mofo Branco na Cultura da Soja

Palestrante: Murillo Lobo Junior - fitopatologista e pesquisador da Embrapa Milho e Feijão

4ª Estação - Nematóides

Tema: Nematóides da Soja 

Palestrante: Mário Massayuki Inomoto - Nematologia Agrícola

5ª Estação - Manejo de Lagartas

Tema: Manejo de Lagartas na Cultura da Soja

Palestrante: Cecília Czepak - entomologista - Universidade Federal de Goiás

11.03.2010

Imprensa Fundação Bahia

Catarina Guedes - Assessora de Comunicação

(71) 8881-8064/ 33791777

Milena Brasil - Jornalista Assistente 

(71) 8824-7801

www.agripress.com.br

Agripress Comunicação Empresarial
Avenida Luís Tarquínio Pontes, 74 - sala 03 - Lauro de Freitas (BA)
Tel.: (71) 3379-1777
www.agripress.com.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
agripress

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário