INTERNACIONAL: Soja cai por conta de previsão de plantio recorde nos Estados Unidos

Publicado em 22/03/2010 10:08 e atualizado em 22/03/2010 11:49
A soja caiu pela primeira vez em seis dias sob especulações de um plantio recorde nos Estados Unidos e de que as importações chinesas diminuíram. 

A soja para maio trabalhou em queda na madrugada dessa segunda-feira (22), em Chicago, com queda de 2,5 centavos de dólar, sendo negociada a US$9,59 por bushel. A oleaginosa caiu 8,6% este ano sob previsões de produção recorde no Brasil e na Argentina, os maiores exportadores de ração e óleo de cozinha. 

 “A soja tem estado sob pressão por conta das safras da América do Sul estarem prestes a atingir o mercado depois de uma boa colheita. Previsões recentes da Allendale, empresa responsável pela assessoria de mercado e corretagem agrícola nos EUA e de outros institutos de aumento no plantio da soja estão prejudicando os grãos ”, disse Han Sung Min, corretor da Korea Exchange Bank Futures. 

Os produtores dos Estados Unidos irão plantar uma quantidade recorde de soja este ano, a segunda maior área desde a II Guerra Mundial, de acordo com uma pesquisa de produtores da Allendale Inc. 

Os plantios de soja irão crescer 2,1%, chegando a 32 milhões de hectares. No ano passado, foram aproximadamente 31,242 milhões de hectares, informou a Allendale. O governo dos Estados Unidos deverá divulgar os resultados de uma pesquisa nacional com as intenções de plantio. 

As importações da China, país comprador de mais da metade das exportações mundiais de soja, caíram para 2,95 milhões de toneladas em fevereiro, 9,6% menos do que há um ano, informaram institutos de pesquisa hoje. As compras chinesas caíram 28% das 4,1 milhões toneladas em janeiro. 

Áreas produtoras 
A expectativa para a área produtora de trigo é de queda, mostrou uma pesquisa da Allendale. Já para o milho é de crescimento de 4,2% em relação ao ano passado, de aproximadamente 34 para 36 milhões de hectares.  

O milho pode subir essa semana sob as especulações de que o clima úmido irá atrasar o plantio da safra dos Estados Unidos, enquanto a soja pode subir sob a preocupação de que o governo apresentará os estoques mais apertados em seis anos, de acordo com uma pesquisa da Bloomberg. 22 dos 33 negociadores e analistas disseram, no último dia 19, que o milho irá subir e a soja irá passar por um rally. 

Época de plantio
 “Plantar é um fator muito importante quando isso se reflete nos rendimentos. O clima atual não parece muito favorável para o plantio, o que pode atrasar a semeadura, podendo prejudicar a produtividade do milho”, disse Han. 

A neve de Oklahoma para Illinois, no dia 20 de março, poderia ser seguida até hoje por um clima frio fora do comum, disse Allen Motew, meteorologista da QT Weather, de Chicago. A chuva chega em quase todo o meio-oeste a partir de 24 de março, e o plantio pode ser paralisado pelas chuvas mais fortes do que o normal, do Texas até a Georgia nas próximas duas semanas, informou Motew. 

Tradução: Carla Mendes
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário