Adapec/TO publica novas normas para o cultivo da soja no Vazio Sanitário

Publicado em 23/04/2010 08:12
Os sojicultores interessados em cultivar o grão no período do Vazio Sanitário (entressafra) devem se atentar para as novas normas. A portaria que normatiza o plantio foi publicada nesta quinta-feira, 22, no Diário Oficial do Estado, e pretende prevenir e controlar a ferrugem asiática no território tocantinense.
Dentre as mudanças estão a data da janela de plantio, período para o cultivo do grão, que mudou para o dia 20 de abril e segue até dia 31 de maio; e a comunicação obrigatória da data de aplicação de fungicida recomendada para o controle da ferrugem no estádio R1 da planta. Além disso, o responsável técnico da lavoura também deve informar imediatamente à Adapec caso haja a detecção da ferrugem da soja na plantação.

A colheita da área plantada no período do vazio sanitário continua obrigatória e deve ser realizada até 30 de setembro, sob pena de multa, interdição da propriedade, destruição do plantio. “O intuito da Adapec não é punir e sim prevenir, a praga é traiçoeira e basta um descuido para que ela se instale nas plantações do Estado”, explica o diretor de Defesa Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin.

Para o presidente da Agência, José Luciano Azevedo, essas medidas levam em consideração o valor econômico e social da sojicultura para o Tocantins. “O Estado é um dos destaques no cultivo de soja, na região Norte do país. Na última safra foram plantados aproximadamente de 27 mil hectares e colhidos 80 mil toneladas de grãos”, disse.

Entenda

Fica proibido o cultivo da soja no período do Vazio Sanitário, com exceção de regiões onde foi comprovada a baixa incidência do fungo. No Tocantins esta área corresponde às várzeas tropicais e o cultivo só é liberado para produção de sementes de soja e pesquisa. Além disso, instituições de pesquisa e ensino também podem cultivar a soja, sob a autorização e supervisão da Adapec.

Reuniões

Na última terça-feira, 19, foi realizada em Formoso do Araguaia, a 327 km de Palmas, uma reunião do Comitê dos Sojicultores, que contou com a presença de 20 produtores da região. A nova portaria foi o assunto em pauta. Os encontros seguem pelo Estado e nesta quinta-feira, 22, outra reunião será realizada município da Lagoa da Confusão, região Sudoeste do Estado. “Essa é uma maneira de esclarecermos as dúvidas dos produtores, que surgem com as novas normas”, comentou Michelin.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Adapec/TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário