Avanço da soja remolda extremo nordeste do Rio Grande do Sul

Publicado em 26/04/2010 08:27
Apesar do nome de pedra preciosa, na pequena Esmeralda, preciosa e verde é a soja. À espera do final da colheita, o grão nesta época dá um tom de ouro à região, mais conhecida pelo frio intenso no inverno, pela produção de maçã e pecuária intensiva.

Foi para a sossegada cidade dos Campos de Cima da Serra e municípios vizinhos que agricultores de outros cantos do Estado começaram a migrar em busca de terra para lançar sementes de soja – já predominante em outros rincões gaúchos.

Com a intensificação da chegada de forasteiros de duas décadas para cá, as fazendas do extremo nordeste do Rio Grande do Sul se transformaram em granjas. O gado que engordava lentamente no pasto nativo da altitude deu lugar à riqueza semeada pela lavoura de soja. Os grãos oriundos dos Campos de Cima da Serra vão ajudar o Estado a colher neste pelo menos 9,34 milhões de toneladas. Apesar da safra histórica, o preço baixo da saca, R$ 33,06 (valor médio), preocupa os produtores.

Guardadas as devidas proporções, a movimentação que transformou a região em um novo celeiro no Estado pode ser comparada à invasão de gaúchos no Centro-Oeste em décadas passadas em busca de áreas mais extensas e baratas.

A mudança na paisagem na região foi empreendida por personagens como Valmir Minotto, 53 anos. A chegada nesse rincão gelado ele lembra bem. Em outubro de 1988, comprou a primeira área em Vacaria e deixou Sananduva, onde dividia 200 hectares com dois irmãos e chegou a lavrar a terra a tração animal.

Pouco mais de duas décadas depois, Minotto é dono de 2,3 mil hectares em Vacaria, Lagoa Vermelha e Esmeralda e não demonstra arrependimento por ter desistido do plano original de desbravar o cerrado de Mato Grosso.

– Quando cheguei, a terra era muito barata, 40 sacas de soja por hectare. Hoje, chega a até 600 sacas. Onde comprei a primeira área, não tinha lavoura em um raio de 20 quilômetros. Meu sonho era colher mil sacas. Hoje, colho isso em duas horas e meia. A soja me deu tudo – diz Minotto.

Casado com a estudante de agronomia Fabiane Borsoi, 27 anos, Minotto não faz qualquer rodeio para enumerar as conquistas atribuídas à lavoura, como presentear os dois filhos com colheitadeiras e mandar o mais velho, Volmar, 22 anos, para um intercâmbio nos EUA, onde estudou tecnologia agrícola.

Maior produtividade média no Estado, deve alcançar 2,75 mil quilos por hectare. O segredo do rendimento está na chuva melhor distribuída e na adaptação às condições de clima e solo.

– No começo, achavam difícil por causa do frio. Mas logo desenvolveram cultivares de ciclo curto para escapar das geadas – diz Carlos Alberto Pucci, responsável pelo Departamento Técnico da Cooperativa Tritícola Mista Vacariense, de Vacaria.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário