Soja apreendida por Ibama em MT já chega a 270 mil sacas

Publicado em 07/06/2010 07:16 e atualizado em 07/06/2010 18:55
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste sábado (5), ainda não há comemoração completa em Mato Grosso. É que, só este ano, o Ibama no Estado já apreendeu 270 mil sacas de soja ilegal plantadas em áreas embargadas no município de Bom Jesus do Araguaia, a cerca mil quilômetros de Cuiabá. Segundo o coordenador da fiscalização do Ibama/MT, Rodrigo Dutra, a Operação Soja Pirata foi iniciada no fim do mês de março e não tem prazo para terminar.

Informações da assessoria do órgão dão conta de que, dos 5,2 mil hectares de grãos plantados numa fazenda, 3,6 mil estão dentro das terras indígenas Maraiwatsede, que é dos índios Xavante. “As áreas embargadas são terras que foram desmatadas e o Ibama detectou irregularidade. Tomamos a medida com o objetivo de recuperar a área, porém, o acordo não foi cumprido”, explicou Dutra.

Segundo o coordenador, nas áreas fora da terra indígena, o Ibama autorizou a colheita para evitar o apodrecimento dos grãos. Contudo, o órgão acompanha carga a carga até o armazém onde o grão está apreendido. Nas áreas no interior da Terra Indígena a Justiça Federal também autorizou colheita, mas com acompanhamento e apreensão do grão por parte do Ibama. Tramitam, no momento, os devidos processos administrativos que decidirão sobre a destinação final que será dada aos grãos apreendidos.

Áreas embargadas

De acordo com planilha atualizada com os dados das autuações, o total de áreas embargadas em Mato Grosso até abril de 2010 é de 531.075,99 hectares, sendo correspondentes a 1.881 autos de infração expedidos. O balanço das áreas embargadas no estado foi realizado até o dia 19 de abril de 2010.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Circuito Mato Grosso

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário