Argentina: Bancos oferecem um prazo fixo amarrado ao valor da soja

Publicado em 17/06/2010 08:32
Foi lançado pelo BBVA –Francês; o Banco Santander Rio o analizará.
A febre pela soja está contagiando o setor financeiro e já tem bancos dispostos a tirar proveito. Até agora, muitos produtores vinham usando a oleaginosa, na relação com as provedoras de insumos, como moeda de cambio para o pagamento de agroquímicos, sementes, maquinaria, camionetes e, ultimamente, propriedades.

No entanto, somou-se a isso outra novidade: a possibilidade de que um investidor possa constituir, sem estar necessariamente vinculado ao agronegócio, um prazo fixo onde os juros obtidos estejam amarrados com a evolução do preço da oleaginosa. Quem acaba de lançar uma modalidade com esta característica é o banco BBVA – Francês.

Em particular, a entidade colocou em andamento um instrumento de investimento com juros variáveis, onde os juros obtidos se encontram ligados ao desempenho da oleaginosa. Isto sem arriscar o capital investido. De acordo com a divulgação, outras entidades estão avaliando lançar um produto com estas características. O Banco Santander Río colocou um produto para grandes clientes há alguns anos e, segundo informou uma fonte, o banco está analisando outro produto parecido para substituir.

No banco BBVA Francês, o prazo fixo é com a moeda em pesos, a 180 dias, e os juros estão ajustados com a evolução da soja até um máximo de 20%. Isto significa que, como teto, se paga até 20% da alta da oleaginosa.

Para o seguimento de preço, considera-se o mercado de futuros de soja de Chicago e todos os juros são pagos no final. “Como o depósito é em 180 dias, e que o preço do ativo inferior suba 6%, isso já melhora a taxa que um prazo fixo clássico poderia retribuir (hoje na média o mercado paga 10 a 11% anual)”, comentou uma fonte.

Na alternativa de investimento vinculada à soja, depois de ter sido realizado um período de prevenção e compromissos de inscrição, na sexta passada foi realizada a constituição dos certificados de prazo fixo. Para isso, os clientes depositaram pesos. Assinados os contratos, o banco compra futuros de soja.
“Ao finalizar os 180 dias de prazo fixo, o capital é creditado com juros. Dos 180 dias, o que será verdadeiramente importante é o preço base e o final (180º dia), que determinará a variação de ponta a ponta”, disse a fonte do banco Francês. O montante mínimo de inscrição que foi estabelecido para esse produto é de 30.000 pesos. Não tem montante máximo.

Com os prazos fixos já constituídos, realizaram na entidade um balanço favorável deste instrumento. Consideram-no uma alternativa para que os clientes possam “diversificar” investimentos. Neste contexto, uma fonte informou que “por aceitação” avaliam reabrir esta alternativa de investimento.

Clientes

O banco fez um questionário entre seus clientes e destes dados viram que este tipo de produto aparecia como “muito valorizado”. “Terminaram colocando 100% de cotas na etapa de pré-venda”, explicaram ao La Nación. O perfil de investidores que elegeu esta alternativa foi de “alto valor”, de médios a grandes.

20 por cento

É o teto de alta da oleaginosa que este instrumento de investimento paga com prazo de 180 dias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
La Nacion

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário