Agricultores discutem Soja Louca em Sinop

Publicado em 05/07/2010 08:27 384 exibições
A nova "doença" que afetou as lavouras de soja, nas últimas safras, denominada Soja Louca 2, será tema da rodada de discussão entre agricultores, técnicos e pesquisadores que será desenvolvida pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja) e Embrapa, no Sindicato Rural de Sinop. "Sabemos é que dá um problema na lavoura, não incham os grãos e a soja perde a vagem", explicou, ao Só Notícias/Agronotícias, o agrônomo e chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa de Sinop, Lineu Domit. "Qualquer espécie que perde sua carga, no mesmo período, tenta ficar verde no campo para poder dar alguma semente e tentar ficar para a próxima safra", acrescentou. "Então, a soja fica verde, com pouca carga e tentanto ter alguma coisa de produção de grãos", expôs. Esta não é a primeira vez que o caso é registrado, no entanto, houve crescimento na última safra.

Leandro pontou ainda que "diversos pesquisadores estão envolvido nesse problema. Cada um vai trazer suas informações, o que se conhece dessa doença. O porque que está ocorrendo ninguém sabe", explicou ao Só Notícias. "Vamos fazer alguns encaminhamentos, validar informações e pensar em alguma forma de controlar ou diminuir", disse.

Segundo Domit, não há informações concretas sobre o que causa a doença e, 5ª feira, em Cuiabá, haverá encontro estadual, na Aprosoja, onde técnicos vão aprofundar estudos e análises sobre tratamento de solo, combate a pragas e outros para tentar fazer a identificação. Os debates em Sinop serão na sexta-feira.

Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário