Atraso no plantio da soja em MT não preocupa ainda, diz Imea

Publicado em 21/09/2010 09:53
Apesar dos produtores ainda não terem iniciado, a pleno vapor, o plantio da soja no Estado, o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) ressalta que a situação não preocupa ainda. Isso se resume ao fato de que apenas 2,1% das lavouras foram semeadas em 2009, contra 1,3%, até o dia 17 de setembro de 2008. Ou seja, a cada ano é diferente o período do plantio e o atraso está se tornando algo mais constante a falta de chuva necessária para umedecer o solo para que o grão germine.

De acordo boletim semanal do Imea, a Somar Meteorologia prevê que as chuvas devem cair com mais frequência no Estado a partir do início de outubro. “O fato é que, por se tratar de um ano com presença de La Niña, é normal que as chuvas tendam a demorar um pouco mais, retardando o plantio”, descreve o documento.

Conforme Só Notícias já informou, o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, declarou que os produtores da região esperam apenas pela chuva para iniciar o plantio da safra 2010/11 de soja na região. Seria necessário uma quantidade de aproximadamente 60 milímetros de chuva para que o solo adquira a umidade necessária.

Redivo explicou que os produtores podem realizar o plantio do grão até 10 de outubro sem nenhum tipo de prejuízo. Passado este prazo, os produtores podem comprometer o plantio da safrinha do milho do próximo ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário