“La Niña” pode afetar o cultivo de soja em grande parte de América do Sul

Publicado em 22/09/2010 17:27
Os setores afetados pelo fenômeno climático seriam a zona núcleo agrícola argentina, Mesopotâmia, Paraguai e os estados do sul do Brasil. Assim alertou Anthony Deane (Weather Wise).

O fenômeno denominado “La Niña” não gerou, até o momento, nenhum impacto climático nas regiões produtivas argentinas. Mas o mesmo não pode ser descartado no momento de desenhar a estratégia produtiva de grãos do ciclo 2010/2011.

Neste cenário, o titular da consultora Weather Wise Argentina, Anthony Deane, advertiu nesta quarta-feira (22) ao Infocampo.com.ar que os efeitos de “La Niña” afetarão seriamente as produções de soja de segunda na maior parte do setor da América do Sul.

“O fenômeno (associado a chuvas inferiores às habituais) incluirá vários setores da zona núcleo agrícola argentina, Mesopotâmia, Paraguai e os estados do sul do Brasil até São Paulo”, alertou Deane.

“Se o cultivo de soja de segunda se salvar de um golpe de calor em dezembro, muito provavelmente uma geada o afete em meados de abril quer dizer, de uma ou outra forma tem grandes possibilidades de fracassar” (a semeadura de soja de segunda), disse Deane.

Nesse sentido, o titular da Weather Wise recomendou, na medida do possível, evitar semear soja de segunda no setor leste da região pampeana e do litoral. “Quem fizer seguramente perderá dinheiro porque esta é uma campanha na qual se favorecerá quem semear precocemente”, disse Deane.

No entanto, outro cultivo que correrá riscos é o milho. “Neste caos tem uma questão muito delicada pela possível presença de geadas tardias, já que é muito provável que sejam registradas rajadas de ar frio na primeira quinzena de novembro”, projetou Deane.

Por outro lado, durante a presente campanha 2010/2011, sobre os setores de NOA e sul da Bolívia seriam registrados os efeitos contrários: um regime de chuvas superior ao habitual.

Deane explicou que os principais centros climáticos internacionais indicam que o evento “Niña” nesta campanha 2010/2011 é “moderado”, e este conceito não deve ser extrapolado de maneira direta no âmbito dos impactos agronômicos promovido por esse efeito climático.

“O que deve se levado em conta é que o fenômeno vai ser incrementado de acordo com o passar das semanas, então não tem possibilidade de que a semeadura de soja de segunda não fracasse”, completou o titular da Weather Wise Argentina.

A possibilidade de um fracasso na colheita de soja sul-americana no ciclo 2010/2011 é um dos fatores que nas últimas jornadas impulsionaram os preços da oleaginosa no mercado de Chicago (CME Group).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
E-campo.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Chuvas? Nos ultimos 15 dias em toda região do cerrado estamos vendo o florescimento da "cagaita" - Diz o dito popular que a sua fruta não cai no pó... Explico, após maduro este fruto despenca e leva em média de 35 a 45 dias para se formar [maduro]. Portanto está aí a dica, deve chover neste período. Nome Popular: Cagaita. Nome Científico: Eugenia dysenterica DC. Família Botânica: Myrtaceae Origem: Brasil – Cerrado. Características da Planta: Árvore de porte médio que pode atingir de 3 a 4 m de altura, com ramos tortuosos. Folhas verdes, brilhantes e quando jovens verde-claras, chegando a ser ligeiramente translúcidas. Flores brancas e aromáticas. Fruto: Globoso e achatado, de coloração amarelo-pálida, com 1 a 3 sementes brancas envoltas em polpa de coloração creme, de sabor acidulado. Cultivo: Ocorre de maneira silvestre em regiões de cerrado.

    0