Soja tem novo raly em Chicago, e o maio chega aos 12 dólares

Publicado em 12/10/2010 14:57
Notícias de atraso na chegada das chuvas em Mato Grosso e dados de exportação nos EUA acima do esperado - mostrando que a China continua comprando forte, mesmo com preços altos - fazem as cotações da soja subirem forte novamente em Chicago nesta tarde de terça-feira.  Por volta das 15 horas (Brasilia), com o pregão da CBOT praticamente encaminhando-se para o fechamento,  os preços superavam 12 dólares o buschell (27,2 kg) , em outro dia de rally nos preços, e com perspectivas de novas altas nos próximos dias.

O gatilho da nova corrida foi disparado pelo relatório de exportação do USDA, mostrando que os estoques norte-americanos, que já estão baixissimos, vão ficar ainda  mais apertaoosd com as incessantes compras chinesas. Já a China, ao ver que a oferta norte-americana não deverá dar conta de seu apetite, estuda suspender o boicote ao óleo de soja da Argentina. O contencioso com os argentinos já se arrasta há meses, desde que o governo de Crstina Kirchner decidiu criar dificuldades para a entrada dos produtos chineses em seu país. A China, em resposta, suspendeu as compras de óleo (centralizando-as nos EUA) . Agora, temendo uma explosão nos preços, os chineses se voltam para o óleo de soja argentino.

Outro fator fundamental para subida desta terça-feira são as previsões meteorológicas, que mostram que o centro-oeste brasileiro deverá receber poucas chuvas nos ultimos 10 dias deste mês de outubro. Segundo a meteorologista Desireé Brandt, da Somar meteorologia (ver nos Destaques), estas serão chuvas mal distribuidas, com pouco impacto sobre o plantio. No entender da meteorologista, chuvas de valor agronomico somente cairão sobre o centro-norte de Mato Grosso após a virada do mês de novembro.

MILHO ACOMPANHA

Estima-se que na segunda-feira, mesmo com o feriado (Columbus Day), os fundos de especulação tenham comprado cerca de 

6.000 lotes futuros (816.000 toneladas) de soja.  Hoje, com a volta dos fundos em toda sua capacidade, o mercado volta subir forte. O milho acompanha, e as cotações sobem em media 20 cents, e o mercado já trabalha com o buschel do milho valendo acima de 6 dólares ainda nesta semana.


Os traders em Chicago acreditam que as cotações futuras mais altas da oleaginosa não irão diminuir a intensidade da demanda chinesa por soja. E a redução do estoque final no relatório de outubro do USDA para apenas 7,2 milhões de toneladas (em contrapartida à projeção anterior - de setembro - de algo em torno de 9,5 milhões de toneladas) indica a fragilidade do presente equilíbrio entre oferta e demanda da oleaginosa, tanto internamente nos EUA, como em termos globais.


Isto significa que qualquer problema climático de alguma gravidade nas safras novas (2010/2011) de soja da América do Sul poderá desencadear intensa especulação compradora na Bolsa Mercantil de Chicago. Embora exista a previsão de chuvas durante os dez últimos dias de outubro no Mato Grosso, o plantio de soja precoce naquele estado já está prejudicado. E não há garantia de que novos e graves riscos climáticos possam ser descartados, neste ano de La Niña.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
redacao

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário