Safra brasileira de soja deve alcançar as 67,9 milhões de toneladas

Publicado em 21/10/2010 14:39
A safra brasileira 2010/11 de soja, mesmo com a expansão da área plantada,pode ser um pouco menor do que o ciclo anterior.  
   
A estimativa para a produção brasileira que está sendo plantada é de 67,9 milhões de toneladas. As previsões variavam entre 65 e 69,8 milhões de toneladas. Na última temporada, a produção alcançou o recorde de 68,6 milhões de toneladadas.

A área plantada de soja no Brasil, o maior produtor e exportador mundial da oleaginosa depois dos Estados Unidos, deve aumentar para 23,8 milhões de hectares. O mercado esperava algo entre 23,5 e 24,1 milhões de hectares. Na safra 2009/10 foram plantados 23,4 milhões de hectares.

O La Niña, fenômeno climático que tende a promover um clima mais seco no cinturão de grãos do Brasil, está por trás da maior área fazendo com que a safra seja menor do que a anterior.

As chuvas espetaculares que atingiram o país na temporada anterior, que aconteceram sob as condições do El Niño, contribuíram para uma safra recorde.

"Será difícil repetir as excepcionais condições climáticas do ano passado, e isso irá limitar o potencial de produção da atual safra", afirmou Steve Cachia, analista de Cerealpar.
 
De acordo com informações do governo, a produtividade da soja foi recorde em 2009/10 chegando a 2.927 toneladas por hectare. Em 2008/09, foram registradas 2.629 toneladas por hectare.

Para a próxima quinta-feira está agendado o primeiro anúncio da safra de grãos feito pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) incluindo soja, milho, algodão e trigo. Na sexta-feira, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga um relatório revisando suas estimativas.

  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário