Plantio de soja avança pela noite em Mato Grosso

Publicado em 05/11/2010 14:29

O plantio de soja avança pela noite em Mato Grosso. Os agricultores querem recuperar o tempo perdido com a estiagem.

Soja já crescida está difícil de ver na região de Campo Verde, no sudeste de Mato Grosso.

Por causa da estiagem prolongada, poucos produtores arriscaram o plantio logo depois da liberação, em setembro. Na maior parte das lavouras a semeadura ainda é recente.

Foi o que aconteceu na propriedade de 1,3 mil hectares. As máquinas foram pro campo só depois de uma chuva de 80 milímetros, que ocorreu no último domingo.

No ano passado, neste mesmo período, mais da metade da área plantada de soja no estado já havia sido cultivada. De acordo com o último levantamento do Imea, Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária, até agora o plantio atingiu um pouco mais de 30% da área prevista.

Para recuperar o atraso, o jeito é acelerar o trabalho no campo.

O plantio não para nem mesmo a noite. Em uma fazenda da região, os funcionários foram divididos em turnos. Tudo para que o serviço renda também na madrugada.
Com três plantadeiras na lavoura e 20 horas corridas de atividade, foi possível plantar 170 hectares. É quase o dobro de um dia normal de trabalho, quando o cultivo gira em torno de cem hectares.

“Há uma turma de dia e uma turma de noite para terminar logo”, explicou o operador de trator José Dimar.

A pressa em correr com o plantio é porque a maioria dos produtores já planejou o que semeará depois que a soja for colhida. A preocupação é que o atraso agora possa prejudicar a segunda safra, chamada safrinha de milho.

“A programação inicial já mudou tudo. Até no final, vamos ver o que podemos fazer. O milho safrinha, para nós, está comprometido”, disse Júlio César Nalin, gerente da fazenda.

A seca também atrasou o plantio em outros estados do Centro-Oeste.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário