Soja encerra a sexta-feira com forte alta na CBOT diante de recuo do dólar e seca na Argentina

Publicado em 06/12/2010 06:14 e atualizado em 06/12/2010 07:51
Desvalorização do Dólar dos EUA e agravamento da estiagem na Agentina, dentre outros fatores altistas, conferem suporte às cotações futuras de soja, em Chicago.
Clique aqui para ampliar!

Comentário:

As cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos registraram sólidos ganhos, nesta sexta-feira, três de dezembro de 2010, na Bolsa Mercantil de Chicago (CME), conforme a tabela acima. O vencimento futuro Janeiro fechou pela quarta vez acima de US$13,00 por bushel desde o início das negociações futuras da oleaginosa, em Chicago.

A continuada desvalorização do Dólar dos EUA perante outras moedas conversíveis continua incentivando a compra de commodities. Estima-se que nesta data os fundos de especulação tenham comprado cerca de 8.000 lotes futuros (1.088.000 toneladas) de soja. O Dólar norte-americano caiu para o seu nível mais baixo, desde vinte e três de novembro último.

Entretanto, com respeito às cotações futuras de soja, o principal fator altista continua a ser o clima na Argentina.  São esperadas temperaturas acima do normal já neste fim-de-semana, permanecendo as mesmas desde o início da semana útil até a próxima terça-feira, sete de dezembro de 2010.

Em seguida, conforme a organização MDA EarthSat Weather, tais temperaturas deverão agravar-se ainda mais, na quarta-feira e na quinta-feira, nas regiões platinas norte e central, com temperaturas acima de 38o C (trinta e oito graus centígrados). Há expectativas de serem  prejudicadas por temperaturas de calor acentuado áreas onde as lavouras de soja e de milho já apresentam baixos níveis de umidade, nos respectivos solos. Durante os próximos dez dias, inexiste previsão de alívio da estiagem, na Argentina.

Os preços futuros de óleo de palma na Bolsa da Malásia fecharam em alta pelo quinto pregão consecutivo, influenciando positivamente as cotações futuras do óleo de soja e da própria soja, em Chicago. A firmeza dos preços futuros no vizinho pregão de trigo também repercutiu de forma favorável sobre as cotações da soja futura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
SojaNet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário