Chuvas regulares animam produtores de soja do Piauí

Publicado em 10/12/2010 09:50
Há 40 dias chove regularmente no sul do Piauí. O clima favorável empolgou os produtores de soja. A área plantada na região dos cerrados deve chegar a 370 mil hectares. São 8% a mais do que no ano passado.

O plantio está no fim na fazenda do agricultor Altair Fianco. Duas máquinas são usadas para semear os grãos. Ele está plantando 1,4 mil hectares e espera colher 4,5 mil toneladas de soja.

“Nós estamos com 60% da safra plantada e já em pleno desenvolvimento vegetativo. O normal dessa época está em torno de 40%. A chuva se antecipou. Com esses novos fatores, nós teremos uma boa safra”, avaliou Fianco.

A chuva chegou mais cedo na fazenda do agricultor Tomas Kudies. Ele já terminou o plantio em 2,4 mil hectares. Nesta safra o produtor espera antecipar a colheita.

“Normalmente, nossa chuva começa em torno do dia cinco, dez ou 15 de novembro. Este ano, nossas chuvas começaram no final de outubro e nós começamos nosso plantio antecipado, o que propicia uma colheita antecipada também”, disse Kudies.
 
Em algumas áreas a soja já está com 30 centímetros. Uma delas foi plantada há 35 dias. Animados, os produtores estimam uma safra superior a um milhão de toneladas de grãos. É a maior da história do Piauí.

A expectativa dos produtores deve se confirmar. O agrônomo Luís Rogério Ugoccione percorreu grande parte das lavouras da região e está otimista. “Pelo que eu vejo nessa e em outras lavouras da região, vamos ter uma ótima safra”, concluiu.

A colheita da soja, no Piauí, deve começar em março.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário